CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11616 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 418 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Para a construção da identidade do docente se faz necessário uma aproximação do licenciando em biologia no âmbito escolar já que é considerado como local de formação inicial e continuada do professor. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência, cuja intenção foi analisar se a aproximação docente/aluno, através da avaliação de uma oficina contribui para a sua formação profissional. O trabalho foi desenvolvido com alunos da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro em Campina Grande, PB. O público alvo foi representado por 5 alunos da turma do 1° ano B do ensino médio. Para a construção da oficina esta foi dividida em três momentos. O primeiro momento se deu pela seleção do tema juntamente com o professor supervisor da escola. O segundo momento foi caracterizado pela seleção dos materiais didático-educativos, e o terceiro momento se deu pela avaliação da oficina por bolsistas do PIBID/UEPB, observando-se pontos como: organização do tema, desenvoltura da apresentação, domínio do conteúdo, etc. Por fim, a realização da atividade individual dos alunos ouvintes. Sendo possível analisar que de fato aproximação do docente ao aluno proporcionou contribuições para a formação do docente em estado inicial, permitindo a compreensão das dificuldades e complexidades do ambiente da sala de aula de forma a lidar com estas problemáticas com eficácia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, OFICINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID418_30062015193736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARYSSE RAYANE ALVES DANTAS" "autor_nome_curto" => "LARYSSE DANTAS" "autor_email" => "larysserayane@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11616 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 418 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Para a construção da identidade do docente se faz necessário uma aproximação do licenciando em biologia no âmbito escolar já que é considerado como local de formação inicial e continuada do professor. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência, cuja intenção foi analisar se a aproximação docente/aluno, através da avaliação de uma oficina contribui para a sua formação profissional. O trabalho foi desenvolvido com alunos da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro em Campina Grande, PB. O público alvo foi representado por 5 alunos da turma do 1° ano B do ensino médio. Para a construção da oficina esta foi dividida em três momentos. O primeiro momento se deu pela seleção do tema juntamente com o professor supervisor da escola. O segundo momento foi caracterizado pela seleção dos materiais didático-educativos, e o terceiro momento se deu pela avaliação da oficina por bolsistas do PIBID/UEPB, observando-se pontos como: organização do tema, desenvoltura da apresentação, domínio do conteúdo, etc. Por fim, a realização da atividade individual dos alunos ouvintes. Sendo possível analisar que de fato aproximação do docente ao aluno proporcionou contribuições para a formação do docente em estado inicial, permitindo a compreensão das dificuldades e complexidades do ambiente da sala de aula de forma a lidar com estas problemáticas com eficácia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, OFICINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID418_30062015193736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARYSSE RAYANE ALVES DANTAS" "autor_nome_curto" => "LARYSSE DANTAS" "autor_email" => "larysserayane@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }