Nesse trabalho, objetivamos analisar práticas de letramento no ensino fundamental, com base no trabalho com o texto literário, mais especificamente, com o gênero narrativo conto. Essas práticas de letramento sobre as quais iremos discutir são realizadas através de experiências com o Ciclo de leitura – uma atividade proposta pelo Pibid-Letras/Capes/Ufal que ocorre, geralmente, a cada quinzena nas escolas em que os bolsistas atuam, e tem como objetivo proporcionar um contato maior dos alunos com o texto literário, incentivando-os a se constituírem como leitores. O Ciclo de leitura teve início em 2013 e, desde então, tem sido realizado em turmas de 7º, 8º e 9º anos, com alunos de faixa etária de 12-15 anos. Baseadas na perspectiva dialógica proposta por Bakhtin (2003), as atividades do Ciclo de leitura se realizam através de práticas situadas, levando em consideração tanto o contexto sócio histórico e cultural dos alunos quanto o contexto em que estão sendo aplicadas tais atividades. A leitura de contos e a socialização de experiências literárias são algumas das atividades que ocorrem nesses dias. Através de estudos no campo do letramento literário, como Zilberman (2008) e Amarilha (1997), reconhecemos a importância de um trabalho criterioso com o gênero narrativo conto nessas fases de aprendizagem, visando despertar a produção de sentidos e o prazer pela leitura, assim como estimular a expressão oral. Para o momento da narrativa, em que realizamos a leitura de contos, buscamos criar um clima propício em que os alunos se sintam mais à vontade para ouvir e apreciar a história, visto que a narrativa possui a qualidade de aquietar, prender a atenção e educar os discentes (COELHO, 1990), além de desempenhar uma função catalisadora de interesse e prazer (AMARILHA, 1997). Buscando trabalhar sempre nessa perspectiva, temos obtidos resultados significativos até então. A partir de diários de bolsistas, notamos que a participação dos alunos nas discussões literárias em sala de aula têm sido crescente e eles têm desenvolvido opiniões criteriosas sobre os textos lidos. Concluímos, assim, que eles têm interagido muito bem com a proposta do Ciclo, podendo-se obter, a partir disso, experiências relevantes para o ensino de língua materna e formação de leitores.