O GÊNERO NARRATIVO CONTO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS DO PIBID
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11750 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 1716 "titulo" => "O GÊNERO NARRATIVO CONTO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS DO PIBID" "resumo" => "Nesse trabalho, objetivamos analisar práticas de letramento no ensino fundamental, com base no trabalho com o texto literário, mais especificamente, com o gênero narrativo conto. Essas práticas de letramento sobre as quais iremos discutir são realizadas através de experiências com o Ciclo de leitura – uma atividade proposta pelo Pibid-Letras/Capes/Ufal que ocorre, geralmente, a cada quinzena nas escolas em que os bolsistas atuam, e tem como objetivo proporcionar um contato maior dos alunos com o texto literário, incentivando-os a se constituírem como leitores. O Ciclo de leitura teve início em 2013 e, desde então, tem sido realizado em turmas de 7º, 8º e 9º anos, com alunos de faixa etária de 12-15 anos. Baseadas na perspectiva dialógica proposta por Bakhtin (2003), as atividades do Ciclo de leitura se realizam através de práticas situadas, levando em consideração tanto o contexto sócio histórico e cultural dos alunos quanto o contexto em que estão sendo aplicadas tais atividades. A leitura de contos e a socialização de experiências literárias são algumas das atividades que ocorrem nesses dias. Através de estudos no campo do letramento literário, como Zilberman (2008) e Amarilha (1997), reconhecemos a importância de um trabalho criterioso com o gênero narrativo conto nessas fases de aprendizagem, visando despertar a produção de sentidos e o prazer pela leitura, assim como estimular a expressão oral. Para o momento da narrativa, em que realizamos a leitura de contos, buscamos criar um clima propício em que os alunos se sintam mais à vontade para ouvir e apreciar a história, visto que a narrativa possui a qualidade de aquietar, prender a atenção e educar os discentes (COELHO, 1990), além de desempenhar uma função catalisadora de interesse e prazer (AMARILHA, 1997). Buscando trabalhar sempre nessa perspectiva, temos obtidos resultados significativos até então. A partir de diários de bolsistas, notamos que a participação dos alunos nas discussões literárias em sala de aula têm sido crescente e eles têm desenvolvido opiniões criteriosas sobre os textos lidos. Concluímos, assim, que eles têm interagido muito bem com a proposta do Ciclo, podendo-se obter, a partir disso, experiências relevantes para o ensino de língua materna e formação de leitores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LITERATURA E ENSINO, ENSINO FUNDAMENTAL, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA9_ID1716_31072015192653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA WANDERLEY PEREIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNA W" "autor_email" => "bruninhawp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11750 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 1716 "titulo" => "O GÊNERO NARRATIVO CONTO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS DO PIBID" "resumo" => "Nesse trabalho, objetivamos analisar práticas de letramento no ensino fundamental, com base no trabalho com o texto literário, mais especificamente, com o gênero narrativo conto. Essas práticas de letramento sobre as quais iremos discutir são realizadas através de experiências com o Ciclo de leitura – uma atividade proposta pelo Pibid-Letras/Capes/Ufal que ocorre, geralmente, a cada quinzena nas escolas em que os bolsistas atuam, e tem como objetivo proporcionar um contato maior dos alunos com o texto literário, incentivando-os a se constituírem como leitores. O Ciclo de leitura teve início em 2013 e, desde então, tem sido realizado em turmas de 7º, 8º e 9º anos, com alunos de faixa etária de 12-15 anos. Baseadas na perspectiva dialógica proposta por Bakhtin (2003), as atividades do Ciclo de leitura se realizam através de práticas situadas, levando em consideração tanto o contexto sócio histórico e cultural dos alunos quanto o contexto em que estão sendo aplicadas tais atividades. A leitura de contos e a socialização de experiências literárias são algumas das atividades que ocorrem nesses dias. Através de estudos no campo do letramento literário, como Zilberman (2008) e Amarilha (1997), reconhecemos a importância de um trabalho criterioso com o gênero narrativo conto nessas fases de aprendizagem, visando despertar a produção de sentidos e o prazer pela leitura, assim como estimular a expressão oral. Para o momento da narrativa, em que realizamos a leitura de contos, buscamos criar um clima propício em que os alunos se sintam mais à vontade para ouvir e apreciar a história, visto que a narrativa possui a qualidade de aquietar, prender a atenção e educar os discentes (COELHO, 1990), além de desempenhar uma função catalisadora de interesse e prazer (AMARILHA, 1997). Buscando trabalhar sempre nessa perspectiva, temos obtidos resultados significativos até então. A partir de diários de bolsistas, notamos que a participação dos alunos nas discussões literárias em sala de aula têm sido crescente e eles têm desenvolvido opiniões criteriosas sobre os textos lidos. Concluímos, assim, que eles têm interagido muito bem com a proposta do Ciclo, podendo-se obter, a partir disso, experiências relevantes para o ensino de língua materna e formação de leitores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LITERATURA E ENSINO, ENSINO FUNDAMENTAL, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA9_ID1716_31072015192653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA WANDERLEY PEREIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNA W" "autor_email" => "bruninhawp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }