Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O GÊNERO NARRATIVO CONTO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS DO PIBID

Palavra-chaves: LITERATURA E ENSINO, ENSINO FUNDAMENTAL, PIBID Pôster (PO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11750
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 1716
    "titulo" => "O GÊNERO NARRATIVO CONTO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS DO PIBID"
    "resumo" => "Nesse trabalho, objetivamos analisar práticas de letramento no ensino fundamental, com base no trabalho com o texto literário, mais especificamente, com o gênero narrativo conto. Essas práticas de letramento sobre as quais iremos discutir são realizadas através de experiências com o Ciclo de leitura – uma atividade proposta pelo Pibid-Letras/Capes/Ufal que ocorre, geralmente, a cada quinzena nas escolas em que os bolsistas atuam, e tem como objetivo proporcionar um contato maior dos alunos com o texto literário, incentivando-os a se constituírem como leitores. O Ciclo de leitura teve início em 2013 e, desde então, tem sido realizado em turmas de 7º, 8º e 9º anos, com alunos de faixa etária de 12-15 anos. Baseadas na perspectiva dialógica proposta por Bakhtin (2003), as atividades do Ciclo de leitura se realizam através de práticas situadas, levando em consideração tanto o contexto sócio histórico e cultural dos alunos quanto o contexto em que estão sendo aplicadas tais atividades. A leitura de contos e a socialização de experiências literárias são algumas das atividades que ocorrem nesses dias. Através de estudos no campo do letramento literário, como Zilberman (2008) e Amarilha (1997), reconhecemos a importância de um trabalho criterioso com o gênero narrativo conto nessas fases de aprendizagem, visando despertar a produção de sentidos e o prazer pela leitura, assim como estimular a expressão oral. Para o momento da narrativa, em que realizamos a leitura de contos, buscamos criar um clima propício em que os alunos se sintam mais à vontade para ouvir e apreciar a história, visto que a narrativa possui a qualidade de aquietar, prender a atenção e educar os discentes (COELHO, 1990), além de desempenhar uma função catalisadora de interesse e prazer (AMARILHA, 1997). Buscando trabalhar sempre nessa perspectiva, temos obtidos resultados significativos até então. A partir de diários de bolsistas, notamos que a participação dos alunos nas discussões literárias em sala de aula têm sido crescente e eles têm desenvolvido opiniões criteriosas sobre os textos lidos. Concluímos, assim, que eles têm interagido muito bem com a proposta do Ciclo, podendo-se obter, a partir disso, experiências relevantes para o ensino de língua materna e formação de leitores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LITERATURA E ENSINO, ENSINO FUNDAMENTAL, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA9_ID1716_31072015192653.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA WANDERLEY PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA W"
    "autor_email" => "bruninhawp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11750
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 1716
    "titulo" => "O GÊNERO NARRATIVO CONTO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS DO PIBID"
    "resumo" => "Nesse trabalho, objetivamos analisar práticas de letramento no ensino fundamental, com base no trabalho com o texto literário, mais especificamente, com o gênero narrativo conto. Essas práticas de letramento sobre as quais iremos discutir são realizadas através de experiências com o Ciclo de leitura – uma atividade proposta pelo Pibid-Letras/Capes/Ufal que ocorre, geralmente, a cada quinzena nas escolas em que os bolsistas atuam, e tem como objetivo proporcionar um contato maior dos alunos com o texto literário, incentivando-os a se constituírem como leitores. O Ciclo de leitura teve início em 2013 e, desde então, tem sido realizado em turmas de 7º, 8º e 9º anos, com alunos de faixa etária de 12-15 anos. Baseadas na perspectiva dialógica proposta por Bakhtin (2003), as atividades do Ciclo de leitura se realizam através de práticas situadas, levando em consideração tanto o contexto sócio histórico e cultural dos alunos quanto o contexto em que estão sendo aplicadas tais atividades. A leitura de contos e a socialização de experiências literárias são algumas das atividades que ocorrem nesses dias. Através de estudos no campo do letramento literário, como Zilberman (2008) e Amarilha (1997), reconhecemos a importância de um trabalho criterioso com o gênero narrativo conto nessas fases de aprendizagem, visando despertar a produção de sentidos e o prazer pela leitura, assim como estimular a expressão oral. Para o momento da narrativa, em que realizamos a leitura de contos, buscamos criar um clima propício em que os alunos se sintam mais à vontade para ouvir e apreciar a história, visto que a narrativa possui a qualidade de aquietar, prender a atenção e educar os discentes (COELHO, 1990), além de desempenhar uma função catalisadora de interesse e prazer (AMARILHA, 1997). Buscando trabalhar sempre nessa perspectiva, temos obtidos resultados significativos até então. A partir de diários de bolsistas, notamos que a participação dos alunos nas discussões literárias em sala de aula têm sido crescente e eles têm desenvolvido opiniões criteriosas sobre os textos lidos. Concluímos, assim, que eles têm interagido muito bem com a proposta do Ciclo, podendo-se obter, a partir disso, experiências relevantes para o ensino de língua materna e formação de leitores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LITERATURA E ENSINO, ENSINO FUNDAMENTAL, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA9_ID1716_31072015192653.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA WANDERLEY PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA W"
    "autor_email" => "bruninhawp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Nesse trabalho, objetivamos analisar práticas de letramento no ensino fundamental, com base no trabalho com o texto literário, mais especificamente, com o gênero narrativo conto. Essas práticas de letramento sobre as quais iremos discutir são realizadas através de experiências com o Ciclo de leitura – uma atividade proposta pelo Pibid-Letras/Capes/Ufal que ocorre, geralmente, a cada quinzena nas escolas em que os bolsistas atuam, e tem como objetivo proporcionar um contato maior dos alunos com o texto literário, incentivando-os a se constituírem como leitores. O Ciclo de leitura teve início em 2013 e, desde então, tem sido realizado em turmas de 7º, 8º e 9º anos, com alunos de faixa etária de 12-15 anos. Baseadas na perspectiva dialógica proposta por Bakhtin (2003), as atividades do Ciclo de leitura se realizam através de práticas situadas, levando em consideração tanto o contexto sócio histórico e cultural dos alunos quanto o contexto em que estão sendo aplicadas tais atividades. A leitura de contos e a socialização de experiências literárias são algumas das atividades que ocorrem nesses dias. Através de estudos no campo do letramento literário, como Zilberman (2008) e Amarilha (1997), reconhecemos a importância de um trabalho criterioso com o gênero narrativo conto nessas fases de aprendizagem, visando despertar a produção de sentidos e o prazer pela leitura, assim como estimular a expressão oral. Para o momento da narrativa, em que realizamos a leitura de contos, buscamos criar um clima propício em que os alunos se sintam mais à vontade para ouvir e apreciar a história, visto que a narrativa possui a qualidade de aquietar, prender a atenção e educar os discentes (COELHO, 1990), além de desempenhar uma função catalisadora de interesse e prazer (AMARILHA, 1997). Buscando trabalhar sempre nessa perspectiva, temos obtidos resultados significativos até então. A partir de diários de bolsistas, notamos que a participação dos alunos nas discussões literárias em sala de aula têm sido crescente e eles têm desenvolvido opiniões criteriosas sobre os textos lidos. Concluímos, assim, que eles têm interagido muito bem com a proposta do Ciclo, podendo-se obter, a partir disso, experiências relevantes para o ensino de língua materna e formação de leitores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.