Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

WEB SITE COMO MEDIADOR DE LEITURA E LETRAMENTO

Palavra-chaves: WEB SITE, LEITURA, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11903
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 433
    "inscrito_id" => 1389
    "titulo" => "WEB SITE COMO MEDIADOR DE LEITURA E LETRAMENTO"
    "resumo" => "Diante do advento de tantas ferramentas e mecanismos digitais, a escola tende a adotar uma nova postura, para que tais instrumentos sejam incorporados aos processos didáticos de ensino. Apesar dessa nova perspectiva educacional existir há algum tempo, ainda é comum encontrarmos escolas que ainda não aderiram a essas tendências tecnológicas, muitos docentes apresentam resistência a se apropriarem criticamente desses saberes de natureza tecnológica. Partindo desse novo contexto educacional de ensino-aprendizagem, criamos o site “NOSSA LÍNGUA E A GALERA” como objeto de ensino de leitura, que também pode auxiliar o desenvolvimento da escrita, uma vez que, a produção textual posterior à criação do site será de autoria dos alunos da Escola. Para tanto, realizamos um diálogo com Soares (1999) no sentido de refletir sobre a questão da leitura em uma perspectiva de letramento e, também, contribuições teóricas de Marcuschi (2004) e Souza(2003) que nos permite vislumbrar possibilidades de utilizar os recursos tecnológicos existentes na sala de aula, de forma produtiva. E ainda, com Lévy (1993) que nos faz ver e entender a concepção de ciberespaço e transformações ocorridas neste campo, e ainda, suas implicações nas leituras e escritas virtuais. Compreendemos que o uso do site como objeto de ensino de leitura e escrita deve ser incentivado, uma vez que, além de estimular a criatividade, configura-se como veículo de informação e compartilhamento de conhecimentos e experiências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "WEB SITE, LEITURA, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID1389_31072015142822.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA SILVA CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA CABRAL"
    "autor_email" => "julianacabralletras2@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11903
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 433
    "inscrito_id" => 1389
    "titulo" => "WEB SITE COMO MEDIADOR DE LEITURA E LETRAMENTO"
    "resumo" => "Diante do advento de tantas ferramentas e mecanismos digitais, a escola tende a adotar uma nova postura, para que tais instrumentos sejam incorporados aos processos didáticos de ensino. Apesar dessa nova perspectiva educacional existir há algum tempo, ainda é comum encontrarmos escolas que ainda não aderiram a essas tendências tecnológicas, muitos docentes apresentam resistência a se apropriarem criticamente desses saberes de natureza tecnológica. Partindo desse novo contexto educacional de ensino-aprendizagem, criamos o site “NOSSA LÍNGUA E A GALERA” como objeto de ensino de leitura, que também pode auxiliar o desenvolvimento da escrita, uma vez que, a produção textual posterior à criação do site será de autoria dos alunos da Escola. Para tanto, realizamos um diálogo com Soares (1999) no sentido de refletir sobre a questão da leitura em uma perspectiva de letramento e, também, contribuições teóricas de Marcuschi (2004) e Souza(2003) que nos permite vislumbrar possibilidades de utilizar os recursos tecnológicos existentes na sala de aula, de forma produtiva. E ainda, com Lévy (1993) que nos faz ver e entender a concepção de ciberespaço e transformações ocorridas neste campo, e ainda, suas implicações nas leituras e escritas virtuais. Compreendemos que o uso do site como objeto de ensino de leitura e escrita deve ser incentivado, uma vez que, além de estimular a criatividade, configura-se como veículo de informação e compartilhamento de conhecimentos e experiências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "WEB SITE, LEITURA, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID1389_31072015142822.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA SILVA CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA CABRAL"
    "autor_email" => "julianacabralletras2@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Diante do advento de tantas ferramentas e mecanismos digitais, a escola tende a adotar uma nova postura, para que tais instrumentos sejam incorporados aos processos didáticos de ensino. Apesar dessa nova perspectiva educacional existir há algum tempo, ainda é comum encontrarmos escolas que ainda não aderiram a essas tendências tecnológicas, muitos docentes apresentam resistência a se apropriarem criticamente desses saberes de natureza tecnológica. Partindo desse novo contexto educacional de ensino-aprendizagem, criamos o site “NOSSA LÍNGUA E A GALERA” como objeto de ensino de leitura, que também pode auxiliar o desenvolvimento da escrita, uma vez que, a produção textual posterior à criação do site será de autoria dos alunos da Escola. Para tanto, realizamos um diálogo com Soares (1999) no sentido de refletir sobre a questão da leitura em uma perspectiva de letramento e, também, contribuições teóricas de Marcuschi (2004) e Souza(2003) que nos permite vislumbrar possibilidades de utilizar os recursos tecnológicos existentes na sala de aula, de forma produtiva. E ainda, com Lévy (1993) que nos faz ver e entender a concepção de ciberespaço e transformações ocorridas neste campo, e ainda, suas implicações nas leituras e escritas virtuais. Compreendemos que o uso do site como objeto de ensino de leitura e escrita deve ser incentivado, uma vez que, além de estimular a criatividade, configura-se como veículo de informação e compartilhamento de conhecimentos e experiências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.