WEB SITE COMO MEDIADOR DE LEITURA E LETRAMENTO
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11903 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 1389 "titulo" => "WEB SITE COMO MEDIADOR DE LEITURA E LETRAMENTO" "resumo" => "Diante do advento de tantas ferramentas e mecanismos digitais, a escola tende a adotar uma nova postura, para que tais instrumentos sejam incorporados aos processos didáticos de ensino. Apesar dessa nova perspectiva educacional existir há algum tempo, ainda é comum encontrarmos escolas que ainda não aderiram a essas tendências tecnológicas, muitos docentes apresentam resistência a se apropriarem criticamente desses saberes de natureza tecnológica. Partindo desse novo contexto educacional de ensino-aprendizagem, criamos o site “NOSSA LÍNGUA E A GALERA” como objeto de ensino de leitura, que também pode auxiliar o desenvolvimento da escrita, uma vez que, a produção textual posterior à criação do site será de autoria dos alunos da Escola. Para tanto, realizamos um diálogo com Soares (1999) no sentido de refletir sobre a questão da leitura em uma perspectiva de letramento e, também, contribuições teóricas de Marcuschi (2004) e Souza(2003) que nos permite vislumbrar possibilidades de utilizar os recursos tecnológicos existentes na sala de aula, de forma produtiva. E ainda, com Lévy (1993) que nos faz ver e entender a concepção de ciberespaço e transformações ocorridas neste campo, e ainda, suas implicações nas leituras e escritas virtuais. Compreendemos que o uso do site como objeto de ensino de leitura e escrita deve ser incentivado, uma vez que, além de estimular a criatividade, configura-se como veículo de informação e compartilhamento de conhecimentos e experiências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "WEB SITE, LEITURA, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID1389_31072015142822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DA SILVA CABRAL" "autor_nome_curto" => "JULIANA CABRAL" "autor_email" => "julianacabralletras2@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11903 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 1389 "titulo" => "WEB SITE COMO MEDIADOR DE LEITURA E LETRAMENTO" "resumo" => "Diante do advento de tantas ferramentas e mecanismos digitais, a escola tende a adotar uma nova postura, para que tais instrumentos sejam incorporados aos processos didáticos de ensino. Apesar dessa nova perspectiva educacional existir há algum tempo, ainda é comum encontrarmos escolas que ainda não aderiram a essas tendências tecnológicas, muitos docentes apresentam resistência a se apropriarem criticamente desses saberes de natureza tecnológica. Partindo desse novo contexto educacional de ensino-aprendizagem, criamos o site “NOSSA LÍNGUA E A GALERA” como objeto de ensino de leitura, que também pode auxiliar o desenvolvimento da escrita, uma vez que, a produção textual posterior à criação do site será de autoria dos alunos da Escola. Para tanto, realizamos um diálogo com Soares (1999) no sentido de refletir sobre a questão da leitura em uma perspectiva de letramento e, também, contribuições teóricas de Marcuschi (2004) e Souza(2003) que nos permite vislumbrar possibilidades de utilizar os recursos tecnológicos existentes na sala de aula, de forma produtiva. E ainda, com Lévy (1993) que nos faz ver e entender a concepção de ciberespaço e transformações ocorridas neste campo, e ainda, suas implicações nas leituras e escritas virtuais. Compreendemos que o uso do site como objeto de ensino de leitura e escrita deve ser incentivado, uma vez que, além de estimular a criatividade, configura-se como veículo de informação e compartilhamento de conhecimentos e experiências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "WEB SITE, LEITURA, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID1389_31072015142822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DA SILVA CABRAL" "autor_nome_curto" => "JULIANA CABRAL" "autor_email" => "julianacabralletras2@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }