Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FUNÇÃO

Palavra-chaves: JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO DE FUNÇÃO, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11791
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 413
    "inscrito_id" => 1718
    "titulo" => "O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FUNÇÃO"
    "resumo" => "Estudar e aprender Matemática no Ensino Médio se torna por vezes um desafio. A complexidade de alguns assuntos e a metodologia que prioriza a repetição de exercícios pode ampliar a distância entre os alunos e a sua aprendizagem. O uso de jogos como recurso didático na sala de aula ainda é muito discutido, mas mostra que pode ser uma ótima metodologia para facilitar o ensino e a aprendizagem dos estudantes. A proposta do presente trabalho é analisar alguns jogos matemáticos que abordam função do ponto de vista metodológico e conceitual a fim de possibilitar novos meios de trabalhar com função no Ensino Médio. Esse trabalho faz parte das atividades realizadas por alunos bolsistas do PIBID UFPE Matemática –CAA, que pesquisam jogos matemáticos, analisam, planejam suas aulas e utilizam nas práticas de aulas na escola de ensino médio que acompanham."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO DE FUNÇÃO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID1718_31072015080902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JAIRO DE SANTANA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ JAIRO"
    "autor_email" => "jjairim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11791
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 413
    "inscrito_id" => 1718
    "titulo" => "O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FUNÇÃO"
    "resumo" => "Estudar e aprender Matemática no Ensino Médio se torna por vezes um desafio. A complexidade de alguns assuntos e a metodologia que prioriza a repetição de exercícios pode ampliar a distância entre os alunos e a sua aprendizagem. O uso de jogos como recurso didático na sala de aula ainda é muito discutido, mas mostra que pode ser uma ótima metodologia para facilitar o ensino e a aprendizagem dos estudantes. A proposta do presente trabalho é analisar alguns jogos matemáticos que abordam função do ponto de vista metodológico e conceitual a fim de possibilitar novos meios de trabalhar com função no Ensino Médio. Esse trabalho faz parte das atividades realizadas por alunos bolsistas do PIBID UFPE Matemática –CAA, que pesquisam jogos matemáticos, analisam, planejam suas aulas e utilizam nas práticas de aulas na escola de ensino médio que acompanham."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO DE FUNÇÃO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID1718_31072015080902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JAIRO DE SANTANA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ JAIRO"
    "autor_email" => "jjairim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Estudar e aprender Matemática no Ensino Médio se torna por vezes um desafio. A complexidade de alguns assuntos e a metodologia que prioriza a repetição de exercícios pode ampliar a distância entre os alunos e a sua aprendizagem. O uso de jogos como recurso didático na sala de aula ainda é muito discutido, mas mostra que pode ser uma ótima metodologia para facilitar o ensino e a aprendizagem dos estudantes. A proposta do presente trabalho é analisar alguns jogos matemáticos que abordam função do ponto de vista metodológico e conceitual a fim de possibilitar novos meios de trabalhar com função no Ensino Médio. Esse trabalho faz parte das atividades realizadas por alunos bolsistas do PIBID UFPE Matemática –CAA, que pesquisam jogos matemáticos, analisam, planejam suas aulas e utilizam nas práticas de aulas na escola de ensino médio que acompanham.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.