Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PIBID: UMA PROPOSTA DE HORTA VERTICAL COM PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA DR. ELPIDIO DE ALMEIDA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE PB

Palavra-chaves: HORTA ESCOLAR, MEIO AMBIENTE, PLANTAS MEDICINAIS. Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
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      A interdisciplinaridade vem conquistando espaço nos argumentos educacionais e é quase impossível estudar química sem resgatar algum conhecimento das áreas afins. No âmbito dos PCN’s a abordagem dos conteúdos necessita permitir uma contextualização do conhecimento, dentro de uma perspectiva de temas transversais. \r\n
      A preocupação com o meio ambiente é crescente em decorrer aos grandes problemas ambientais que enfrentamos diariamente, a participação da escola nessa problemática é fundamentada na reflexão do individuo entre si e ao se relacionar com meio ambiente, na prática da educação ambiental. A alfabetização cientifica prática tem como objetivo na contribuição do desenvolvimento do científico e técnico básico para a vida cotidiana do individuo (MILARÉ, RICHETTI E FILHO, 2009). \r\n
      O desenvolvimento da educação ambiental relacionadas com a prática nas escolas é de extrema importância, assim o educador é um importante mediador nessa construção de postura ética em relação à preservação do meio ambiente e no desenvolvimento da cidadania (RUA E SOUZA, 2010). \r\n
      As atividades desenvolvidas nas escolas são para envolver o aluno no âmbito do conhecimento e do espaço social que o indivíduo convive, com isso, desenvolvemos um projeto sobre horta com plantas medicinais visando à mudança de valores, atitude cotidiana, espaço cultural e hábito.\r\n
      A ciência e a tecnologia a cada dia abrangem um grande espaço nas pesquisas e no desenvolvimento de uma sociedade. A descoberta de medicamentos por plantas ou vegetais, iniciou uma evolução na ciência, essas plantas são ricas em substâncias químicas que podem incorporar possibilidades de prescrições médicas para tratamento de doenças (RANGEL E BRAGANÇA, 2009). Muitas vezes a falta de acesso aos hospitais, falta de recursos financeiros e precariedades da saúde, levam a sociedade a utilizar plantas como alternativa medicinal. \r\n
      As plantas medicinais foram escolhidas criteriosamente para que possamos desmitificar e comprovar o funcionamento dessas plantas no uso fitoterápico, assim, os alunos poderão se envolver em um laboratório vivo que possibilita a união do conhecimento teórico e participação na produção dessas hortaliças. \r\n
      O objetivo deste trabalho é apresentar e ampliar a compreensão dos problemas ambientais envolvidos fazendo uma horta com plantas com propriedades fitoterápicas na escola promovendo um contato maior com saúde e meio ambiente, mobilizando os alunos no manuseio dessas plantas e seus fins medicinais.
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      A interdisciplinaridade vem conquistando espaço nos argumentos educacionais e é quase impossível estudar química sem resgatar algum conhecimento das áreas afins. No âmbito dos PCN’s a abordagem dos conteúdos necessita permitir uma contextualização do conhecimento, dentro de uma perspectiva de temas transversais. \r\n
      A preocupação com o meio ambiente é crescente em decorrer aos grandes problemas ambientais que enfrentamos diariamente, a participação da escola nessa problemática é fundamentada na reflexão do individuo entre si e ao se relacionar com meio ambiente, na prática da educação ambiental. A alfabetização cientifica prática tem como objetivo na contribuição do desenvolvimento do científico e técnico básico para a vida cotidiana do individuo (MILARÉ, RICHETTI E FILHO, 2009). \r\n
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      A ciência e a tecnologia a cada dia abrangem um grande espaço nas pesquisas e no desenvolvimento de uma sociedade. A descoberta de medicamentos por plantas ou vegetais, iniciou uma evolução na ciência, essas plantas são ricas em substâncias químicas que podem incorporar possibilidades de prescrições médicas para tratamento de doenças (RANGEL E BRAGANÇA, 2009). Muitas vezes a falta de acesso aos hospitais, falta de recursos financeiros e precariedades da saúde, levam a sociedade a utilizar plantas como alternativa medicinal. \r\n
      As plantas medicinais foram escolhidas criteriosamente para que possamos desmitificar e comprovar o funcionamento dessas plantas no uso fitoterápico, assim, os alunos poderão se envolver em um laboratório vivo que possibilita a união do conhecimento teórico e participação na produção dessas hortaliças. \r\n
      O objetivo deste trabalho é apresentar e ampliar a compreensão dos problemas ambientais envolvidos fazendo uma horta com plantas com propriedades fitoterápicas na escola promovendo um contato maior com saúde e meio ambiente, mobilizando os alunos no manuseio dessas plantas e seus fins medicinais.
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

A interdisciplinaridade vem conquistando espaço nos argumentos educacionais e é quase impossível estudar química sem resgatar algum conhecimento das áreas afins. No âmbito dos PCN’s a abordagem dos conteúdos necessita permitir uma contextualização do conhecimento, dentro de uma perspectiva de temas transversais. A preocupação com o meio ambiente é crescente em decorrer aos grandes problemas ambientais que enfrentamos diariamente, a participação da escola nessa problemática é fundamentada na reflexão do individuo entre si e ao se relacionar com meio ambiente, na prática da educação ambiental. A alfabetização cientifica prática tem como objetivo na contribuição do desenvolvimento do científico e técnico básico para a vida cotidiana do individuo (MILARÉ, RICHETTI E FILHO, 2009). O desenvolvimento da educação ambiental relacionadas com a prática nas escolas é de extrema importância, assim o educador é um importante mediador nessa construção de postura ética em relação à preservação do meio ambiente e no desenvolvimento da cidadania (RUA E SOUZA, 2010). As atividades desenvolvidas nas escolas são para envolver o aluno no âmbito do conhecimento e do espaço social que o indivíduo convive, com isso, desenvolvemos um projeto sobre horta com plantas medicinais visando à mudança de valores, atitude cotidiana, espaço cultural e hábito. A ciência e a tecnologia a cada dia abrangem um grande espaço nas pesquisas e no desenvolvimento de uma sociedade. A descoberta de medicamentos por plantas ou vegetais, iniciou uma evolução na ciência, essas plantas são ricas em substâncias químicas que podem incorporar possibilidades de prescrições médicas para tratamento de doenças (RANGEL E BRAGANÇA, 2009). Muitas vezes a falta de acesso aos hospitais, falta de recursos financeiros e precariedades da saúde, levam a sociedade a utilizar plantas como alternativa medicinal. As plantas medicinais foram escolhidas criteriosamente para que possamos desmitificar e comprovar o funcionamento dessas plantas no uso fitoterápico, assim, os alunos poderão se envolver em um laboratório vivo que possibilita a união do conhecimento teórico e participação na produção dessas hortaliças. O objetivo deste trabalho é apresentar e ampliar a compreensão dos problemas ambientais envolvidos fazendo uma horta com plantas com propriedades fitoterápicas na escola promovendo um contato maior com saúde e meio ambiente, mobilizando os alunos no manuseio dessas plantas e seus fins medicinais.

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