As tecnologias digitais e o uso das mesmas é uma realidade da sociedade moderna e da juventude na contemporaneidade. Desde sua casa à rua, desta à escola, nossos alunos são bombardeados quanto ao uso das tecnologias e passam a interagir com as mesmas nas mais diversas situações diárias. Daí a necessidade de se refletir sobre sua integração no ambiente escolar e seu uso. Eis que surgem algumas questões: Como os professores podem ampliar o potencial do seu trabalho escolar utilizando as TIC’s? Por que, quando e como utilizá-las para dinamizar o processo de ensino e aprendizagem na sua disciplina e junto com outros professores de forma interdisciplinar e contextualizada? Como integrar efetivamente essas tecnologias ao currículo escolar e ao projeto pedagógico? Como o educador pode capacitar seu educando para o desenvolvimento deste trabalho? Sendo assim, nos propomos nesse artigo refletir sobre o uso das TIC’s no contexto da sala de aula. Desta forma, tomaremos por base o ensino da EJA na modalidade semipresencial, a qual estamos inseridos, para tanto, faremos uma análise bibliográfica a partir de autores que abordam a temática aqui explicitada, além de refletirmos sobre o cotidiano escolar e as influências dos usos das tecnologias no contexto da sala de aula. A importância atribuída ao tema é decorrente da necessidade de serem criadas estratégias educacionais que contribuam para o desenvolvimento de uma aprendizagem colaborativa, deixando de ser apenas uma proposta simples de incorporação de um aparato tecnológico utilizado nas salas de aula, mas também em adequar estratégias de utilização da tecnologia da informação e comunicação propiciando novas formas de aprender e ensinar.