CORDEL NA SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11618 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 83 "inscrito_id" => 1258 "titulo" => "CORDEL NA SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => """ Resumo:\r\n O presente artigo tem como objetivo discutir a apropriação da Literatura de Cordel como ferramenta interdisciplinar com as disciplinas Geografia e Língua Portuguesa no processo de ensino aprendizagem na sala de aula, a partir da experiência vivenciada na com alunos do 7º e 9º ano do ensino fundamental. Em particular sobre a ótica do estudo da região Nordeste, as migração e festividades juninas. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar a experiência desenvolvida no âmbito da escola , a partir da utilização do Cordel como ferramenta para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia nas turmas do 7º e 9º anos na Escola Severina Alves Barbosa localizada no Município de Aroeiras- PB .O trabalho com literatura de Cordel visou promover a construção e reconstrução de alguns conceitos da Geografia escolar, relacionados a região nordeste a partir de elementos do cotidiano, promovendo a intercalação entre as diversas escalas geográficas, como também instigar uma aproximação com a cultura popular, além de incitar os alunos a leitura e produção de cordéis. A metodologia adotada consistiu em intervenção e/ou colaboração nas aulas, inserindo o Cordel. Para o desenvolvimento desse trabalho elaboramos um projeto didático envolvendo as duas disciplinas e executamos nas turmas de 7° e 9° anos no período de dois meses. Como aporte teórico utilizamos Kaercher 2010, Castro Giovanni,2010 , Pinheiro e Marinho 2010, PCN, 2000 entre outros .\r\n \r\n Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Cordel. Ensino-aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIEDADE, CORDEL, ENSINO-APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID1258_29062015112329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA MARTINS DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "LUZIA" "autor_email" => "luziamartins2020@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11618 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 83 "inscrito_id" => 1258 "titulo" => "CORDEL NA SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => """ Resumo:\r\n O presente artigo tem como objetivo discutir a apropriação da Literatura de Cordel como ferramenta interdisciplinar com as disciplinas Geografia e Língua Portuguesa no processo de ensino aprendizagem na sala de aula, a partir da experiência vivenciada na com alunos do 7º e 9º ano do ensino fundamental. Em particular sobre a ótica do estudo da região Nordeste, as migração e festividades juninas. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar a experiência desenvolvida no âmbito da escola , a partir da utilização do Cordel como ferramenta para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia nas turmas do 7º e 9º anos na Escola Severina Alves Barbosa localizada no Município de Aroeiras- PB .O trabalho com literatura de Cordel visou promover a construção e reconstrução de alguns conceitos da Geografia escolar, relacionados a região nordeste a partir de elementos do cotidiano, promovendo a intercalação entre as diversas escalas geográficas, como também instigar uma aproximação com a cultura popular, além de incitar os alunos a leitura e produção de cordéis. A metodologia adotada consistiu em intervenção e/ou colaboração nas aulas, inserindo o Cordel. Para o desenvolvimento desse trabalho elaboramos um projeto didático envolvendo as duas disciplinas e executamos nas turmas de 7° e 9° anos no período de dois meses. Como aporte teórico utilizamos Kaercher 2010, Castro Giovanni,2010 , Pinheiro e Marinho 2010, PCN, 2000 entre outros .\r\n \r\n Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Cordel. Ensino-aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIEDADE, CORDEL, ENSINO-APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID1258_29062015112329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA MARTINS DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "LUZIA" "autor_email" => "luziamartins2020@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }