LEITURA NOS ANOS INICIAIS DA EJA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11707 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 1496 "titulo" => "LEITURA NOS ANOS INICIAIS DA EJA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Este trabalho intitulado “Leitura nos anos iniciais da EJA: desafios e perspectivas”, objetiva apresentar a importância do incentivo à leitura e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio ao processo de leitura. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação dos alunos ao desenvolver a prática da leitura em uma sala de aula de EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de leitura fundamentado em estudos teóricos desenvolvidos por autores como Kleiman e Morais (1996), Schneuwly e Dolz (2004) e Marinho (2012) no tocante aos estudos da figura do leitor enquanto sujeito atuante na ação leitora como prática social. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um projeto interativo de leitura motivacional com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos venha ser tomado como instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos, tendo essa pesquisa a premissa de contribuir para o redirecionamento da leitura na perspectiva socioenteracionista, visando trazer às aulas da EJA um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto algo essencial aos jovens e adultos diante das vivências sociais, despertando à apreciação e importância dos textos encontrados no universo escolar, bem como as diferentes fontes de leitura encontradas no cotidiano dos alunos. Será proposto que a leitura (aqui a Literatura de cordel) e as novas tecnologias sejam tomadas como instrumentos de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, NOVAS TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID1496_30072015232947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÍLVIA RAQUEL NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "SÍLVIA RAQUEL" "autor_email" => "escolapequenogigante@hotm" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11707 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 1496 "titulo" => "LEITURA NOS ANOS INICIAIS DA EJA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Este trabalho intitulado “Leitura nos anos iniciais da EJA: desafios e perspectivas”, objetiva apresentar a importância do incentivo à leitura e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio ao processo de leitura. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação dos alunos ao desenvolver a prática da leitura em uma sala de aula de EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de leitura fundamentado em estudos teóricos desenvolvidos por autores como Kleiman e Morais (1996), Schneuwly e Dolz (2004) e Marinho (2012) no tocante aos estudos da figura do leitor enquanto sujeito atuante na ação leitora como prática social. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um projeto interativo de leitura motivacional com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos venha ser tomado como instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos, tendo essa pesquisa a premissa de contribuir para o redirecionamento da leitura na perspectiva socioenteracionista, visando trazer às aulas da EJA um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto algo essencial aos jovens e adultos diante das vivências sociais, despertando à apreciação e importância dos textos encontrados no universo escolar, bem como as diferentes fontes de leitura encontradas no cotidiano dos alunos. Será proposto que a leitura (aqui a Literatura de cordel) e as novas tecnologias sejam tomadas como instrumentos de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, NOVAS TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID1496_30072015232947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÍLVIA RAQUEL NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "SÍLVIA RAQUEL" "autor_email" => "escolapequenogigante@hotm" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }