Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A MONITORIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: MONITORIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA Pôster (PO) A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Dentro do processo de formação profissional na Universidade, o programa de monitoria contribui significativamente para uma melhor qualificação docente. Através das experiências que se obtém no componente curricular, o discente aprimora seus conhecimentos e compartilha com os demais alunos e docente, fazendo com que a monitoria favoreça o crescimento didático – pedagógico e cientifico do monitor. Analisando o aspecto didático – pedagógico, pode ser destacado o planejamento das aulas do componente curricular, onde a professora apresenta os caminhos metodológicos a trilhar no semestre. Também é muito importante a elaboração e a forma de exposição de cada aula, materiais didáticos e como agir em relação à participação e comportamentos de alunos. O processo avaliativo que é de grande complexidade é um componente presente no projeto acadêmico de monitoria, onde o aluno/monitor tem o privilégio de conhecer novos métodos avaliativos e aprender peculiaridades ou características desse momento do processo educacional, que a professora orientadora da monitoria trás para aquela turma. Do ponto de vista prático observam-se melhor aprendizado das ações, materiais envolvendo avaliação física, a melhor posição para mensurar uma dobra cutânea, por exemplo, o ponto anatômico recomendado, sem contar em como explorar esse conhecimento dentro das aulas de Educação Física Escolar. Além disso, a professora responsável pela monitoria deve incentivar e fornecer bases científicas e com isso aumentar o repertório teórico envolvendo os conteúdos abordados dentro do componente curricular, permitindo que o monitor se aproprie desse conhecimento, isso também é um fator fundamental na relação professor–monitor. Portanto, é indiscutível a importância dos programas de monitoria para o processo de ensino–aprendizagem e formação profissional dos discentes, pois a aproximação entre professor – monitor e aluno – monitor trás experiências fundamentais para a vida docente, refletindo melhor a práxis no cotidiano escolar, fortalecendo assim, a formação profissional e agregando melhor qualidade a esta.

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