A MONITORIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11530 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 577 "titulo" => "A MONITORIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Dentro do processo de formação profissional na Universidade, o programa de monitoria contribui significativamente para uma melhor qualificação docente. Através das experiências que se obtém no componente curricular, o discente aprimora seus conhecimentos e compartilha com os demais alunos e docente, fazendo com que a monitoria favoreça o crescimento didático – pedagógico e cientifico do monitor. Analisando o aspecto didático – pedagógico, pode ser destacado o planejamento das aulas do componente curricular, onde a professora apresenta os caminhos metodológicos a trilhar no semestre. Também é muito importante a elaboração e a forma de exposição de cada aula, materiais didáticos e como agir em relação à participação e comportamentos de alunos. O processo avaliativo que é de grande complexidade é um componente presente no projeto acadêmico de monitoria, onde o aluno/monitor tem o privilégio de conhecer novos métodos avaliativos e aprender peculiaridades ou características desse momento do processo educacional, que a professora orientadora da monitoria trás para aquela turma. Do ponto de vista prático observam-se melhor aprendizado das ações, materiais envolvendo avaliação física, a melhor posição para mensurar uma dobra cutânea, por exemplo, o ponto anatômico recomendado, sem contar em como explorar esse conhecimento dentro das aulas de Educação Física Escolar. Além disso, a professora responsável pela monitoria deve incentivar e fornecer bases científicas e com isso aumentar o repertório teórico envolvendo os conteúdos abordados dentro do componente curricular, permitindo que o monitor se aproprie desse conhecimento, isso também é um fator fundamental na relação professor–monitor. Portanto, é indiscutível a importância dos programas de monitoria para o processo de ensino–aprendizagem e formação profissional dos discentes, pois a aproximação entre professor – monitor e aluno – monitor trás experiências fundamentais para a vida docente, refletindo melhor a práxis no cotidiano escolar, fortalecendo assim, a formação profissional e agregando melhor qualidade a esta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "MONITORIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA2_ID577_23042015125208.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ FAGNER DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FAGNER" "autor_email" => "fagner.edf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11530 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 577 "titulo" => "A MONITORIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Dentro do processo de formação profissional na Universidade, o programa de monitoria contribui significativamente para uma melhor qualificação docente. Através das experiências que se obtém no componente curricular, o discente aprimora seus conhecimentos e compartilha com os demais alunos e docente, fazendo com que a monitoria favoreça o crescimento didático – pedagógico e cientifico do monitor. Analisando o aspecto didático – pedagógico, pode ser destacado o planejamento das aulas do componente curricular, onde a professora apresenta os caminhos metodológicos a trilhar no semestre. Também é muito importante a elaboração e a forma de exposição de cada aula, materiais didáticos e como agir em relação à participação e comportamentos de alunos. O processo avaliativo que é de grande complexidade é um componente presente no projeto acadêmico de monitoria, onde o aluno/monitor tem o privilégio de conhecer novos métodos avaliativos e aprender peculiaridades ou características desse momento do processo educacional, que a professora orientadora da monitoria trás para aquela turma. Do ponto de vista prático observam-se melhor aprendizado das ações, materiais envolvendo avaliação física, a melhor posição para mensurar uma dobra cutânea, por exemplo, o ponto anatômico recomendado, sem contar em como explorar esse conhecimento dentro das aulas de Educação Física Escolar. Além disso, a professora responsável pela monitoria deve incentivar e fornecer bases científicas e com isso aumentar o repertório teórico envolvendo os conteúdos abordados dentro do componente curricular, permitindo que o monitor se aproprie desse conhecimento, isso também é um fator fundamental na relação professor–monitor. Portanto, é indiscutível a importância dos programas de monitoria para o processo de ensino–aprendizagem e formação profissional dos discentes, pois a aproximação entre professor – monitor e aluno – monitor trás experiências fundamentais para a vida docente, refletindo melhor a práxis no cotidiano escolar, fortalecendo assim, a formação profissional e agregando melhor qualidade a esta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "MONITORIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA2_ID577_23042015125208.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ FAGNER DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FAGNER" "autor_email" => "fagner.edf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }