O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM TURMAS DA EJA: A UTILIZAÇÃO DE CHARGES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE INGLÊS COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11743 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 389 "inscrito_id" => 1505 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM TURMAS DA EJA: A UTILIZAÇÃO DE CHARGES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE INGLÊS COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta de ensino da Língua Inglesa na modalidade da EJA utilizando as charges como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista que o gênero textual charge consegue veicular um número grande de informações com a utilização de poucas orações, apenas pela associação de imagens com frases curtas e, até mesmo sem frases, em alguns casos a utilização de siglas ou abreviações. Dessa forma, as charges são recursos que permitem ao professor mediar os conteúdos programáticos e acrescentar outros que não podem ser focados com mais ênfase devido a falta de horário necessário para o desenvolvimento dos conteúdos, ou por eles não serem abordados no livro didático. Além disso, promoveremos uma discussão sobre a abordagem da Língua Inglesa, tanto no seu nível formal quanto no informal, ao utilizarmos este gênero discursivo para abordarmos a língua estrangeira que está sendo estudada para que o aluno conheça outros aspectos relacionados ao Inglês e que possa associar o que está aprendendo com o que já conhece. Tendo em vista que estamos tratando de uma proposta para o ensino de língua inglesa, o nosso trabalho é o resultado de um estudo de revisão bibliográfica que está associado à necessidade de desenvolvimentos de um ensino inclusivo que possa aproximar o público atendido pela modalidade EJA de uma segundo língua." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "APRENDIZADO, ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA13_ID1505_30072015160435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "CLARA MAYARA" "autor_email" => "clara_may.vasconcelos@hot" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11743 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 389 "inscrito_id" => 1505 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM TURMAS DA EJA: A UTILIZAÇÃO DE CHARGES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE INGLÊS COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta de ensino da Língua Inglesa na modalidade da EJA utilizando as charges como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista que o gênero textual charge consegue veicular um número grande de informações com a utilização de poucas orações, apenas pela associação de imagens com frases curtas e, até mesmo sem frases, em alguns casos a utilização de siglas ou abreviações. Dessa forma, as charges são recursos que permitem ao professor mediar os conteúdos programáticos e acrescentar outros que não podem ser focados com mais ênfase devido a falta de horário necessário para o desenvolvimento dos conteúdos, ou por eles não serem abordados no livro didático. Além disso, promoveremos uma discussão sobre a abordagem da Língua Inglesa, tanto no seu nível formal quanto no informal, ao utilizarmos este gênero discursivo para abordarmos a língua estrangeira que está sendo estudada para que o aluno conheça outros aspectos relacionados ao Inglês e que possa associar o que está aprendendo com o que já conhece. Tendo em vista que estamos tratando de uma proposta para o ensino de língua inglesa, o nosso trabalho é o resultado de um estudo de revisão bibliográfica que está associado à necessidade de desenvolvimentos de um ensino inclusivo que possa aproximar o público atendido pela modalidade EJA de uma segundo língua." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "APRENDIZADO, ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA13_ID1505_30072015160435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "CLARA MAYARA" "autor_email" => "clara_may.vasconcelos@hot" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }