ARAÚJO, Débora Castro De et al.. Jogos digitais na educação matemática. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/11700>. Acesso em: 15/11/2024 09:50
Atualmente a sociedade vem passando por várias mudanças que muitos atribuem ao avanço da tecnologia. Diante disso, reconhecemos que se faz necessário que as escolas também acompanhem esse avanço, já que as mesmas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do individuo e são verdadeiros pilares que sustentam a sociedade. Assim, se reconhecemos a importância da tecnologia no meio social, por que não fazer uso da mesma nas escolas? Pensando dessa forma procuramos uma maneira de introduzir a tecnologia na sala de aula, por isso, iniciamos uma pesquisa na área de jogos digitais para o ensino da matemática, e esse estudo tem como objetivo trazer as possibilidades e as vantagens do uso das tecnologias digitais na Educação Matemática, isso levando em conta que não é o uso pelo uso das tecnologias digitais que faz a diferença, mas sim, o uso consciente dessas tecnologias como ferramentas de aprendizagem. Estamos cientes que muitas escolas possuem Laboratórios de Informática que, por muitas vezes, não são utilizados por professores e alunos, principalmente no que se refere ao uso das ferramentas digitais como recurso didático para o ensino da Matemática. É notável que, cada vez mais, as tecnologias estão presentes em nosso dia a dia, fazendo com que os professores tomem uma posição precipitada a respeito de seu uso, já que a inclusão digital tem se colocado como um recurso a serviço do sistema educacional. Por estar ciente da dificuldade de aprendizado que o aluno assume diante da disciplina de Matemática, buscamos um método pelo qual o aluno se interessaria pelo assunto, pois bem sabemos que o interesse é um dos principais pilares do aprendizado.