Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A DESMOTIVAÇÃO ESCOLAR SOB O PONTO DE VISTA DA SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO, DESMOTIVAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O presente artigo aborda reflexões acerca das principais causas de um dos problemas educacionais mais comuns, a desmotivação escolar. Dentre eles, destacam-se as condições sócio financeira dos educandos, autos índices de reprovação e principalmente, as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula. Para tanto, fundamentamo-nos nas teorias que tratam da motivação e desmotivação escolar e suas causas, tendo como base teórica Bzuneck (2001), Freitas (2009), Guimarães (2001), Souza (2009) e Tapia (2004). Metodologicamente, o trabalho divide-se na apresentação dos problemas citados, bem como algumas reflexões abordadas. Contudo, discutimos os conceitos de motivação e desmotivação escolar e seus diversos fatores, dessa forma, não podemos atribuir os problemas da educação unicamente as escolas.

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