O PIBID é um programa que vem sendo de grande importância na promoção de uma melhor pratica docente e aprendizagem dos alunos de licenciaturas bem como traz muitas contribuições nas escolas através de atividades e projetos que somente são possíveis graças a este programa. Os desafios de ensinar a disciplina de História carregam o peso da pressa em dar noticias, em anunciar algo novo toda semana nos jornais, redes sociais e em outros meios de comunicação, pergunta-se até que ponto a noticia tem comprometimento com a historicidade dos fatos, ou não tem? Como trabalhar tanta informação acerca de qualquer assunto que nos rodeia quando com apensas um “clique” temos acesso a tantas versões sobre um mesmo fato? É oficio do historiador “entender aos anseios de jovens que ardilosamente fazem perguntas como “Por que estudar História? Por que o passado, se o importante é o presente?”(BITTENCOURT, 1997, p. 11). Afinal, o que é História? O Historiador Keith Jenkins em seu mais recente livro diz que: “Consequentemente, hoje em dia não é possível dizer o que a história realmente é (de modo que a famosa indagação postulada pó E.H. Carr - O que é historia? não pode jamais ser respondida definitivamente) [...]” (JENKINS, 2014, p, 28), tendo em vista que a história está ligada aos vários discursos. Assim, este trabalho, fruto desta iniciativa, que possibilitou que dentro do programa criássemos o projeto Diário de Noticias, tem por intenção enfatizar o debate acerca do que é história para o aluno e como ele relaciona as noticias do passado com o hoje e vice versa.
Em um mundo cada vez mais plural, onde a tecnologia é um fator de grande importância no que diz respeito a propagação de notícias e idéias, como por exemplo, a internet e suas redes sociais, rádios nacionais ou locais, se faz necessário refletirmos sobre uma pergunta: o que estas notícias tem haver com o nosso passado.
As notícias locais que vem ganhando destaque em blogs e outros meios de comunicação estão como diz em um ditado popular ‘’estão na boca do povo’’. No intuito de melhor entendermos o nosso cotidiano e sua relação com o passado este projeto vem para que possamos entender melhor a nós mesmos, porque até o silêncio na história merece uma reflexão.
É importante levar o aluno a fazer uma ponte para o conteúdo aplicado em sala de aula através de noticias, do cotidiano no intuito de estimular a autonomia intelectual do aluno e ajudá-lo a perceber os caminhos percorridos pelo historiador, bem como conhecer os métodos e as fontes para que se tenha o conteúdo o qual estudamos. Este trabalho foi desenvolvido na escola EEEFM Professor Soares de Carvalho em Guarabira-PB, por meio do programa de iniciação a docência (PIBID/CAPES/UEPB).