Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

TRABALHANDO COM FONTES NA CONSTRUÇÃO DO SABER HISTORICO

Palavra-chaves: FONTES HISTÓRICAS, DOCÊNCIA, MÍDIA Pôster (PO) Ensino de História e formação docente
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11871
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 559
    "titulo" => "TRABALHANDO COM FONTES NA CONSTRUÇÃO DO SABER HISTORICO"
    "resumo" => """
      O PIBID é um programa que vem sendo de grande importância na promoção de uma melhor pratica docente e aprendizagem dos alunos de licenciaturas bem como traz muitas contribuições nas escolas através de atividades e projetos que somente são possíveis graças a este programa. Os desafios de ensinar a disciplina de História carregam o peso da pressa em dar noticias, em anunciar algo novo toda semana nos jornais, redes sociais e em outros meios de comunicação, pergunta-se até que ponto a noticia tem comprometimento com a historicidade dos fatos, ou não tem? Como trabalhar tanta informação acerca de qualquer assunto que nos rodeia quando com apensas um “clique” temos acesso a tantas versões sobre um mesmo fato? É oficio do historiador “entender aos anseios de jovens que ardilosamente fazem perguntas como “Por que estudar História? Por que o passado, se o importante é o presente?”(BITTENCOURT, 1997, p. 11). Afinal, o que é História? O Historiador Keith Jenkins em seu mais recente livro diz que: “Consequentemente, hoje em dia não é possível dizer o que a história realmente é (de modo que a famosa indagação postulada pó E.H. Carr - O que é historia? não pode jamais ser respondida definitivamente) [...]” (JENKINS, 2014, p, 28), tendo em vista que a história está ligada aos vários discursos. Assim, este trabalho, fruto desta iniciativa, que possibilitou que dentro do programa criássemos o projeto Diário de Noticias, tem por intenção enfatizar o debate acerca do que é história para o aluno e como ele relaciona as noticias do passado com o hoje e vice versa.\r\n
      Em um mundo cada vez mais plural, onde a tecnologia é um fator de grande importância no que diz respeito a propagação de notícias e idéias, como por exemplo, a internet e suas redes sociais, rádios nacionais ou locais, se faz necessário refletirmos sobre uma pergunta: o que estas notícias tem haver com o nosso passado. \r\n
      As notícias locais que vem ganhando destaque em blogs e outros meios de comunicação estão como diz em um ditado popular ‘’estão na boca do povo’’. No intuito de melhor entendermos o nosso cotidiano e sua relação com o passado este projeto vem para que possamos entender melhor a nós mesmos, porque até o silêncio na história merece uma reflexão. \r\n
      É importante levar o aluno a fazer uma ponte para o conteúdo aplicado em sala de aula através de noticias, do cotidiano no intuito de estimular a autonomia intelectual do aluno e ajudá-lo a perceber os caminhos percorridos pelo historiador, bem como conhecer os métodos e as fontes para que se tenha o conteúdo o qual estudamos. Este trabalho foi desenvolvido na escola EEEFM Professor Soares de Carvalho em Guarabira-PB, por meio do programa de iniciação a docência (PIBID/CAPES/UEPB).
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "FONTES HISTÓRICAS, DOCÊNCIA, MÍDIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA6_ID559_01072015012803.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEDICLEISON PEREIRA DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JEDICLEISON"
    "autor_email" => "cleisonmusic@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11871
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 559
    "titulo" => "TRABALHANDO COM FONTES NA CONSTRUÇÃO DO SABER HISTORICO"
    "resumo" => """
      O PIBID é um programa que vem sendo de grande importância na promoção de uma melhor pratica docente e aprendizagem dos alunos de licenciaturas bem como traz muitas contribuições nas escolas através de atividades e projetos que somente são possíveis graças a este programa. Os desafios de ensinar a disciplina de História carregam o peso da pressa em dar noticias, em anunciar algo novo toda semana nos jornais, redes sociais e em outros meios de comunicação, pergunta-se até que ponto a noticia tem comprometimento com a historicidade dos fatos, ou não tem? Como trabalhar tanta informação acerca de qualquer assunto que nos rodeia quando com apensas um “clique” temos acesso a tantas versões sobre um mesmo fato? É oficio do historiador “entender aos anseios de jovens que ardilosamente fazem perguntas como “Por que estudar História? Por que o passado, se o importante é o presente?”(BITTENCOURT, 1997, p. 11). Afinal, o que é História? O Historiador Keith Jenkins em seu mais recente livro diz que: “Consequentemente, hoje em dia não é possível dizer o que a história realmente é (de modo que a famosa indagação postulada pó E.H. Carr - O que é historia? não pode jamais ser respondida definitivamente) [...]” (JENKINS, 2014, p, 28), tendo em vista que a história está ligada aos vários discursos. Assim, este trabalho, fruto desta iniciativa, que possibilitou que dentro do programa criássemos o projeto Diário de Noticias, tem por intenção enfatizar o debate acerca do que é história para o aluno e como ele relaciona as noticias do passado com o hoje e vice versa.\r\n
      Em um mundo cada vez mais plural, onde a tecnologia é um fator de grande importância no que diz respeito a propagação de notícias e idéias, como por exemplo, a internet e suas redes sociais, rádios nacionais ou locais, se faz necessário refletirmos sobre uma pergunta: o que estas notícias tem haver com o nosso passado. \r\n
      As notícias locais que vem ganhando destaque em blogs e outros meios de comunicação estão como diz em um ditado popular ‘’estão na boca do povo’’. No intuito de melhor entendermos o nosso cotidiano e sua relação com o passado este projeto vem para que possamos entender melhor a nós mesmos, porque até o silêncio na história merece uma reflexão. \r\n
      É importante levar o aluno a fazer uma ponte para o conteúdo aplicado em sala de aula através de noticias, do cotidiano no intuito de estimular a autonomia intelectual do aluno e ajudá-lo a perceber os caminhos percorridos pelo historiador, bem como conhecer os métodos e as fontes para que se tenha o conteúdo o qual estudamos. Este trabalho foi desenvolvido na escola EEEFM Professor Soares de Carvalho em Guarabira-PB, por meio do programa de iniciação a docência (PIBID/CAPES/UEPB).
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "FONTES HISTÓRICAS, DOCÊNCIA, MÍDIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA6_ID559_01072015012803.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEDICLEISON PEREIRA DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JEDICLEISON"
    "autor_email" => "cleisonmusic@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O PIBID é um programa que vem sendo de grande importância na promoção de uma melhor pratica docente e aprendizagem dos alunos de licenciaturas bem como traz muitas contribuições nas escolas através de atividades e projetos que somente são possíveis graças a este programa. Os desafios de ensinar a disciplina de História carregam o peso da pressa em dar noticias, em anunciar algo novo toda semana nos jornais, redes sociais e em outros meios de comunicação, pergunta-se até que ponto a noticia tem comprometimento com a historicidade dos fatos, ou não tem? Como trabalhar tanta informação acerca de qualquer assunto que nos rodeia quando com apensas um “clique” temos acesso a tantas versões sobre um mesmo fato? É oficio do historiador “entender aos anseios de jovens que ardilosamente fazem perguntas como “Por que estudar História? Por que o passado, se o importante é o presente?”(BITTENCOURT, 1997, p. 11). Afinal, o que é História? O Historiador Keith Jenkins em seu mais recente livro diz que: “Consequentemente, hoje em dia não é possível dizer o que a história realmente é (de modo que a famosa indagação postulada pó E.H. Carr - O que é historia? não pode jamais ser respondida definitivamente) [...]” (JENKINS, 2014, p, 28), tendo em vista que a história está ligada aos vários discursos. Assim, este trabalho, fruto desta iniciativa, que possibilitou que dentro do programa criássemos o projeto Diário de Noticias, tem por intenção enfatizar o debate acerca do que é história para o aluno e como ele relaciona as noticias do passado com o hoje e vice versa. Em um mundo cada vez mais plural, onde a tecnologia é um fator de grande importância no que diz respeito a propagação de notícias e idéias, como por exemplo, a internet e suas redes sociais, rádios nacionais ou locais, se faz necessário refletirmos sobre uma pergunta: o que estas notícias tem haver com o nosso passado. As notícias locais que vem ganhando destaque em blogs e outros meios de comunicação estão como diz em um ditado popular ‘’estão na boca do povo’’. No intuito de melhor entendermos o nosso cotidiano e sua relação com o passado este projeto vem para que possamos entender melhor a nós mesmos, porque até o silêncio na história merece uma reflexão. É importante levar o aluno a fazer uma ponte para o conteúdo aplicado em sala de aula através de noticias, do cotidiano no intuito de estimular a autonomia intelectual do aluno e ajudá-lo a perceber os caminhos percorridos pelo historiador, bem como conhecer os métodos e as fontes para que se tenha o conteúdo o qual estudamos. Este trabalho foi desenvolvido na escola EEEFM Professor Soares de Carvalho em Guarabira-PB, por meio do programa de iniciação a docência (PIBID/CAPES/UEPB).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.