TRABALHANDO COM FONTES NA CONSTRUÇÃO DO SABER HISTORICO
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11871 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 559 "titulo" => "TRABALHANDO COM FONTES NA CONSTRUÇÃO DO SABER HISTORICO" "resumo" => """ O PIBID é um programa que vem sendo de grande importância na promoção de uma melhor pratica docente e aprendizagem dos alunos de licenciaturas bem como traz muitas contribuições nas escolas através de atividades e projetos que somente são possíveis graças a este programa. Os desafios de ensinar a disciplina de História carregam o peso da pressa em dar noticias, em anunciar algo novo toda semana nos jornais, redes sociais e em outros meios de comunicação, pergunta-se até que ponto a noticia tem comprometimento com a historicidade dos fatos, ou não tem? Como trabalhar tanta informação acerca de qualquer assunto que nos rodeia quando com apensas um “clique” temos acesso a tantas versões sobre um mesmo fato? É oficio do historiador “entender aos anseios de jovens que ardilosamente fazem perguntas como “Por que estudar História? Por que o passado, se o importante é o presente?”(BITTENCOURT, 1997, p. 11). Afinal, o que é História? O Historiador Keith Jenkins em seu mais recente livro diz que: “Consequentemente, hoje em dia não é possível dizer o que a história realmente é (de modo que a famosa indagação postulada pó E.H. Carr - O que é historia? não pode jamais ser respondida definitivamente) [...]” (JENKINS, 2014, p, 28), tendo em vista que a história está ligada aos vários discursos. Assim, este trabalho, fruto desta iniciativa, que possibilitou que dentro do programa criássemos o projeto Diário de Noticias, tem por intenção enfatizar o debate acerca do que é história para o aluno e como ele relaciona as noticias do passado com o hoje e vice versa.\r\n Em um mundo cada vez mais plural, onde a tecnologia é um fator de grande importância no que diz respeito a propagação de notícias e idéias, como por exemplo, a internet e suas redes sociais, rádios nacionais ou locais, se faz necessário refletirmos sobre uma pergunta: o que estas notícias tem haver com o nosso passado. \r\n As notícias locais que vem ganhando destaque em blogs e outros meios de comunicação estão como diz em um ditado popular ‘’estão na boca do povo’’. No intuito de melhor entendermos o nosso cotidiano e sua relação com o passado este projeto vem para que possamos entender melhor a nós mesmos, porque até o silêncio na história merece uma reflexão. \r\n É importante levar o aluno a fazer uma ponte para o conteúdo aplicado em sala de aula através de noticias, do cotidiano no intuito de estimular a autonomia intelectual do aluno e ajudá-lo a perceber os caminhos percorridos pelo historiador, bem como conhecer os métodos e as fontes para que se tenha o conteúdo o qual estudamos. Este trabalho foi desenvolvido na escola EEEFM Professor Soares de Carvalho em Guarabira-PB, por meio do programa de iniciação a docência (PIBID/CAPES/UEPB). """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "FONTES HISTÓRICAS, DOCÊNCIA, MÍDIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA6_ID559_01072015012803.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEDICLEISON PEREIRA DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "JEDICLEISON" "autor_email" => "cleisonmusic@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11871 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 559 "titulo" => "TRABALHANDO COM FONTES NA CONSTRUÇÃO DO SABER HISTORICO" "resumo" => """ O PIBID é um programa que vem sendo de grande importância na promoção de uma melhor pratica docente e aprendizagem dos alunos de licenciaturas bem como traz muitas contribuições nas escolas através de atividades e projetos que somente são possíveis graças a este programa. Os desafios de ensinar a disciplina de História carregam o peso da pressa em dar noticias, em anunciar algo novo toda semana nos jornais, redes sociais e em outros meios de comunicação, pergunta-se até que ponto a noticia tem comprometimento com a historicidade dos fatos, ou não tem? Como trabalhar tanta informação acerca de qualquer assunto que nos rodeia quando com apensas um “clique” temos acesso a tantas versões sobre um mesmo fato? É oficio do historiador “entender aos anseios de jovens que ardilosamente fazem perguntas como “Por que estudar História? Por que o passado, se o importante é o presente?”(BITTENCOURT, 1997, p. 11). Afinal, o que é História? O Historiador Keith Jenkins em seu mais recente livro diz que: “Consequentemente, hoje em dia não é possível dizer o que a história realmente é (de modo que a famosa indagação postulada pó E.H. Carr - O que é historia? não pode jamais ser respondida definitivamente) [...]” (JENKINS, 2014, p, 28), tendo em vista que a história está ligada aos vários discursos. Assim, este trabalho, fruto desta iniciativa, que possibilitou que dentro do programa criássemos o projeto Diário de Noticias, tem por intenção enfatizar o debate acerca do que é história para o aluno e como ele relaciona as noticias do passado com o hoje e vice versa.\r\n Em um mundo cada vez mais plural, onde a tecnologia é um fator de grande importância no que diz respeito a propagação de notícias e idéias, como por exemplo, a internet e suas redes sociais, rádios nacionais ou locais, se faz necessário refletirmos sobre uma pergunta: o que estas notícias tem haver com o nosso passado. \r\n As notícias locais que vem ganhando destaque em blogs e outros meios de comunicação estão como diz em um ditado popular ‘’estão na boca do povo’’. No intuito de melhor entendermos o nosso cotidiano e sua relação com o passado este projeto vem para que possamos entender melhor a nós mesmos, porque até o silêncio na história merece uma reflexão. \r\n É importante levar o aluno a fazer uma ponte para o conteúdo aplicado em sala de aula através de noticias, do cotidiano no intuito de estimular a autonomia intelectual do aluno e ajudá-lo a perceber os caminhos percorridos pelo historiador, bem como conhecer os métodos e as fontes para que se tenha o conteúdo o qual estudamos. Este trabalho foi desenvolvido na escola EEEFM Professor Soares de Carvalho em Guarabira-PB, por meio do programa de iniciação a docência (PIBID/CAPES/UEPB). """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "FONTES HISTÓRICAS, DOCÊNCIA, MÍDIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA6_ID559_01072015012803.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEDICLEISON PEREIRA DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "JEDICLEISON" "autor_email" => "cleisonmusic@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }