O SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DO CONCEITO DE BARICENTRO DE UM TRIÂNGULO, EM TURMAS DO 8ºANO
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1240 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 234 "inscrito_id" => 127 "titulo" => "O SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DO CONCEITO DE BARICENTRO DE UM TRIÂNGULO, EM TURMAS DO 8ºANO" "resumo" => "Esta comunicação apresenta reflexões sobre o uso do software Geogebra como recurso didático. O conceito abordado foi baricentro de um triângulo, no 8ºano. O estudo foi realizado numa Escola particular, com 20 alunos, em Paulista-PE. Na Educação Matemática varias propostas buscam adequar o trabalho escolar às novas tendências nas formas de ensinar e aprender os conteúdos da matemática, com os recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Adotamos uma seqüência didática apoiados em Chevallard, provocando no aluno uma interação entre professor, aluno e conteúdo. Nesta pesquisa apresento vantagens do uso do software Geogebra na construção do conceito de baricentro de um triângulo. Compartilhamos com esse trabalho possibilidades para o ensino da matemática em um ambiente informático." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => ": ENSINO DA MATEMÁTICA COM AS TIC, BARICENTRO, GEOGEBRA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE HENRIQUE DUARTE" "autor_nome_curto" => "JORGE DUARTE" "autor_email" => "duartejhd@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1240 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 234 "inscrito_id" => 127 "titulo" => "O SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DO CONCEITO DE BARICENTRO DE UM TRIÂNGULO, EM TURMAS DO 8ºANO" "resumo" => "Esta comunicação apresenta reflexões sobre o uso do software Geogebra como recurso didático. O conceito abordado foi baricentro de um triângulo, no 8ºano. O estudo foi realizado numa Escola particular, com 20 alunos, em Paulista-PE. Na Educação Matemática varias propostas buscam adequar o trabalho escolar às novas tendências nas formas de ensinar e aprender os conteúdos da matemática, com os recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Adotamos uma seqüência didática apoiados em Chevallard, provocando no aluno uma interação entre professor, aluno e conteúdo. Nesta pesquisa apresento vantagens do uso do software Geogebra na construção do conceito de baricentro de um triângulo. Compartilhamos com esse trabalho possibilidades para o ensino da matemática em um ambiente informático." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => ": ENSINO DA MATEMÁTICA COM AS TIC, BARICENTRO, GEOGEBRA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE HENRIQUE DUARTE" "autor_nome_curto" => "JORGE DUARTE" "autor_email" => "duartejhd@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }