Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA E LEITURA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

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      A atividade do ensino configura-se como uma atividade complexa que demanda trabalho, dedicação e esforço. Essa prática requer, antes de mais nada, o conhecimento prévio no que concerne a sua realização de maneira satisfatória; por isso, a relação entre a teoria e a prática se estabelece de maneira intrínseca fazendo com que um funcione em consonância com o outro. \r\n
      A formação do docente está no meio desses dois campos que corroboram discussões sobre como elaborar métodos que tornem a sala de aula um ambiente atraente e produtivo para os alunos. É na atividade de estágio que o aluno das licenciaturas entra em contato com a realidade escolar, com a realidade dos alunos e com a realidade dos métodos de ensino vigentes. \r\n
      No que tange ao trabalho com a leitura em sala, essa problemática torna-se ainda maior pelo fato de que grande parte do alunado da educação básica brasileira não tem familiaridade alguma com a prática da leitura, nem em sala de aula, nem fora dela. Diante dessa problemática criam-se propostas de trabalho que promovam o contato do aluno com a leitura, de modo que esse torne-se um leitor com o mínimo de proficiência.É do professor a tarefa de tornar as aulas de Língua Portuguesa um espaço em que o aluno possa relacionar as suas experiências de vida ao conteúdo vasto que a leitura pode oferecer, tornando-se, assim um sujeito crítico e consciente de seu papel social.
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

A atividade do ensino configura-se como uma atividade complexa que demanda trabalho, dedicação e esforço. Essa prática requer, antes de mais nada, o conhecimento prévio no que concerne a sua realização de maneira satisfatória; por isso, a relação entre a teoria e a prática se estabelece de maneira intrínseca fazendo com que um funcione em consonância com o outro. A formação do docente está no meio desses dois campos que corroboram discussões sobre como elaborar métodos que tornem a sala de aula um ambiente atraente e produtivo para os alunos. É na atividade de estágio que o aluno das licenciaturas entra em contato com a realidade escolar, com a realidade dos alunos e com a realidade dos métodos de ensino vigentes. No que tange ao trabalho com a leitura em sala, essa problemática torna-se ainda maior pelo fato de que grande parte do alunado da educação básica brasileira não tem familiaridade alguma com a prática da leitura, nem em sala de aula, nem fora dela. Diante dessa problemática criam-se propostas de trabalho que promovam o contato do aluno com a leitura, de modo que esse torne-se um leitor com o mínimo de proficiência.É do professor a tarefa de tornar as aulas de Língua Portuguesa um espaço em que o aluno possa relacionar as suas experiências de vida ao conteúdo vasto que a leitura pode oferecer, tornando-se, assim um sujeito crítico e consciente de seu papel social.

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