ENSINO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA E LEITURA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11665 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 221 "inscrito_id" => 1287 "titulo" => "ENSINO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA E LEITURA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => """ A atividade do ensino configura-se como uma atividade complexa que demanda trabalho, dedicação e esforço. Essa prática requer, antes de mais nada, o conhecimento prévio no que concerne a sua realização de maneira satisfatória; por isso, a relação entre a teoria e a prática se estabelece de maneira intrínseca fazendo com que um funcione em consonância com o outro. \r\n A formação do docente está no meio desses dois campos que corroboram discussões sobre como elaborar métodos que tornem a sala de aula um ambiente atraente e produtivo para os alunos. É na atividade de estágio que o aluno das licenciaturas entra em contato com a realidade escolar, com a realidade dos alunos e com a realidade dos métodos de ensino vigentes. \r\n No que tange ao trabalho com a leitura em sala, essa problemática torna-se ainda maior pelo fato de que grande parte do alunado da educação básica brasileira não tem familiaridade alguma com a prática da leitura, nem em sala de aula, nem fora dela. Diante dessa problemática criam-se propostas de trabalho que promovam o contato do aluno com a leitura, de modo que esse torne-se um leitor com o mínimo de proficiência.É do professor a tarefa de tornar as aulas de Língua Portuguesa um espaço em que o aluno possa relacionar as suas experiências de vida ao conteúdo vasto que a leitura pode oferecer, tornando-se, assim um sujeito crítico e consciente de seu papel social. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ENSINO, SOCIEDADE, PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID1287_01072015144549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO MARCELINO DOS SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO" "autor_email" => "rogeriomarcelino.letras20" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11665 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 221 "inscrito_id" => 1287 "titulo" => "ENSINO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA E LEITURA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => """ A atividade do ensino configura-se como uma atividade complexa que demanda trabalho, dedicação e esforço. Essa prática requer, antes de mais nada, o conhecimento prévio no que concerne a sua realização de maneira satisfatória; por isso, a relação entre a teoria e a prática se estabelece de maneira intrínseca fazendo com que um funcione em consonância com o outro. \r\n A formação do docente está no meio desses dois campos que corroboram discussões sobre como elaborar métodos que tornem a sala de aula um ambiente atraente e produtivo para os alunos. É na atividade de estágio que o aluno das licenciaturas entra em contato com a realidade escolar, com a realidade dos alunos e com a realidade dos métodos de ensino vigentes. \r\n No que tange ao trabalho com a leitura em sala, essa problemática torna-se ainda maior pelo fato de que grande parte do alunado da educação básica brasileira não tem familiaridade alguma com a prática da leitura, nem em sala de aula, nem fora dela. Diante dessa problemática criam-se propostas de trabalho que promovam o contato do aluno com a leitura, de modo que esse torne-se um leitor com o mínimo de proficiência.É do professor a tarefa de tornar as aulas de Língua Portuguesa um espaço em que o aluno possa relacionar as suas experiências de vida ao conteúdo vasto que a leitura pode oferecer, tornando-se, assim um sujeito crítico e consciente de seu papel social. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ENSINO, SOCIEDADE, PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID1287_01072015144549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO MARCELINO DOS SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO" "autor_email" => "rogeriomarcelino.letras20" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }