Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO DE QUÍMICA: FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O TRABALHO COM PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

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      A educação especial é uma área de conhecimento que tem como objetivo o desenvolvimento de práticas e estratégias pedagógicas voltadas para os alunos com necessidades educacionais especiais. A discussão sobre as reformas das políticas educacionais tornou-se mais enfatizada em diferentes espaços da legislação educacional da União, Estados e Municípios. Vale salientar que todos os municípios, escolas ou universidades têm liberdade para ajustar e modificar seus projetos políticos pedagógicos de forma a se adaptarem a essas exigências. Neste sentido, este estudo buscou questionar os alunos dos 3 e 4 períodos, num total de 35 estudantes do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre a inclusão de alunos com alguma necessidade especial em turmas mistas. Utilizou-se para análise um questionário semi-estruturado com 6 questões. Os resultados demonstram que os estudantes investigados não teriam problemas em compartilhar o mesmo ambiente (sala de aula), porém são necessários ajustes como: adaptação do espaço físico, reforma no projeto político pedagógico e uma melhor formação dos professores. De acordo com os dados obtidos pode-se observar que são necessárias grandes mudanças na educação para que se tenha uma formação voltada efetivamente para os princípios da inclusão, os quais poderão garantir uma maior qualidade no ensino.
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

RESUMO A educação especial é uma área de conhecimento que tem como objetivo o desenvolvimento de práticas e estratégias pedagógicas voltadas para os alunos com necessidades educacionais especiais. A discussão sobre as reformas das políticas educacionais tornou-se mais enfatizada em diferentes espaços da legislação educacional da União, Estados e Municípios. Vale salientar que todos os municípios, escolas ou universidades têm liberdade para ajustar e modificar seus projetos políticos pedagógicos de forma a se adaptarem a essas exigências. Neste sentido, este estudo buscou questionar os alunos dos 3 e 4 períodos, num total de 35 estudantes do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre a inclusão de alunos com alguma necessidade especial em turmas mistas. Utilizou-se para análise um questionário semi-estruturado com 6 questões. Os resultados demonstram que os estudantes investigados não teriam problemas em compartilhar o mesmo ambiente (sala de aula), porém são necessários ajustes como: adaptação do espaço físico, reforma no projeto político pedagógico e uma melhor formação dos professores. De acordo com os dados obtidos pode-se observar que são necessárias grandes mudanças na educação para que se tenha uma formação voltada efetivamente para os princípios da inclusão, os quais poderão garantir uma maior qualidade no ensino.

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