Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DISLEXIA E PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB

Palavra-chaves: INCLUSÃO., DISLEXIA., PRÁTICA PEDAGÓGICA. Comunicação Oral (CO) Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11632
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 230
    "inscrito_id" => 1450
    "titulo" => "DISLEXIA E PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB"
    "resumo" => "Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como proposta conhecer e compreender o entendimento que as professoras de uma escola do município de Guarabira/ PB tinham sobre o transtorno de aprendizagem Dislexia. A pesquisa de tipo exploratória analisou os dados a partir da abordagem qualitativa. O questionário foi o principal instrumento de pesquisa. Do universo de cinco professoras que atuam no Ensino Fundamental da Escola pesquisada, três se disponibilizaram a participar desta investigação. As docentes pesquisadas indicaram que a Escola já promoveu formação continuada sobre o tema da inclusão, mas o fez de maneira superficial, não sendo suficiente para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais consciente e inclusiva. A dislexia como uma das dificuldades de aprendizagem não foi ainda assunto de nenhuma formação na Escola. Os dados coletados revelaram também que embora a dislexia seja um tema relativamente conhecido pelas docentes, estas não compreendem muito claramente o seu significado. Há muitas dúvidas e insegurança ao identificá-la nos discentes.  O conhecimento por parte do educador sobre a dislexia é decisivo para uma ação pedagógica planejada, capaz de contribuir para que os discentes tenham um melhor desempenho a partir de um ensino adaptado às suas peculiaridades. Este conhecimento é indispensável para um trabalho educativo efetivamente inclusivo, que reconhece a educação como um direito de todos os cidadãos independente de suas diferenças e dificuldades de aprendizagem apresentadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO., DISLEXIA., PRÁTICA PEDAGÓGICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID1450_01072015152949.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YANNA LUIZA DO NASCIMENTO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "YANNA LUIZA"
    "autor_email" => "yannapedagogia2009.1@hotm"
    "autor_ies" => "FACULDADE INTEGRADA DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11632
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 230
    "inscrito_id" => 1450
    "titulo" => "DISLEXIA E PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB"
    "resumo" => "Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como proposta conhecer e compreender o entendimento que as professoras de uma escola do município de Guarabira/ PB tinham sobre o transtorno de aprendizagem Dislexia. A pesquisa de tipo exploratória analisou os dados a partir da abordagem qualitativa. O questionário foi o principal instrumento de pesquisa. Do universo de cinco professoras que atuam no Ensino Fundamental da Escola pesquisada, três se disponibilizaram a participar desta investigação. As docentes pesquisadas indicaram que a Escola já promoveu formação continuada sobre o tema da inclusão, mas o fez de maneira superficial, não sendo suficiente para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais consciente e inclusiva. A dislexia como uma das dificuldades de aprendizagem não foi ainda assunto de nenhuma formação na Escola. Os dados coletados revelaram também que embora a dislexia seja um tema relativamente conhecido pelas docentes, estas não compreendem muito claramente o seu significado. Há muitas dúvidas e insegurança ao identificá-la nos discentes.  O conhecimento por parte do educador sobre a dislexia é decisivo para uma ação pedagógica planejada, capaz de contribuir para que os discentes tenham um melhor desempenho a partir de um ensino adaptado às suas peculiaridades. Este conhecimento é indispensável para um trabalho educativo efetivamente inclusivo, que reconhece a educação como um direito de todos os cidadãos independente de suas diferenças e dificuldades de aprendizagem apresentadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO., DISLEXIA., PRÁTICA PEDAGÓGICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID1450_01072015152949.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YANNA LUIZA DO NASCIMENTO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "YANNA LUIZA"
    "autor_email" => "yannapedagogia2009.1@hotm"
    "autor_ies" => "FACULDADE INTEGRADA DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como proposta conhecer e compreender o entendimento que as professoras de uma escola do município de Guarabira/ PB tinham sobre o transtorno de aprendizagem Dislexia. A pesquisa de tipo exploratória analisou os dados a partir da abordagem qualitativa. O questionário foi o principal instrumento de pesquisa. Do universo de cinco professoras que atuam no Ensino Fundamental da Escola pesquisada, três se disponibilizaram a participar desta investigação. As docentes pesquisadas indicaram que a Escola já promoveu formação continuada sobre o tema da inclusão, mas o fez de maneira superficial, não sendo suficiente para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais consciente e inclusiva. A dislexia como uma das dificuldades de aprendizagem não foi ainda assunto de nenhuma formação na Escola. Os dados coletados revelaram também que embora a dislexia seja um tema relativamente conhecido pelas docentes, estas não compreendem muito claramente o seu significado. Há muitas dúvidas e insegurança ao identificá-la nos discentes. O conhecimento por parte do educador sobre a dislexia é decisivo para uma ação pedagógica planejada, capaz de contribuir para que os discentes tenham um melhor desempenho a partir de um ensino adaptado às suas peculiaridades. Este conhecimento é indispensável para um trabalho educativo efetivamente inclusivo, que reconhece a educação como um direito de todos os cidadãos independente de suas diferenças e dificuldades de aprendizagem apresentadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.