ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA FÉLIX ARAÚJO
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11648 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 421 "inscrito_id" => 485 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA FÉLIX ARAÚJO" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo elaborar uma proposta curricular para a Educação Física escolar, considerando a diversidade dos seus conteúdos dentro da abordagem crítico-superadora. Para tanto, deve-se pensar no projeto pedagógico – PP, como sendo mais do que uma exigência legal, sendo, também, a definição das regras do jogo no ambiente escolar. É por meio dele que a comunidade escolar (professores, alunos, técnicos educacionais, comunidade e família) define como deve ser a escola, como ela deve ser organizada, como deve se relacionar com a comunidade onde está inserida, que disciplinas devem ser ofertadas, considerando a legislação existente, que estratégias devem ser valorizadas, como fazer a avaliação da aprendizagem, quais os critérios envolvidos neste processo, enfim, como a escola vai organizar o processo formativo dos estudantes que estão sob sua responsabilidade. Este estudo se caracteriza como sendo um relato de experiência, realizado por alunos bolsistas do PIBID (alunos de iniciação à docência e professor da educação básica). O estudo foi desenvolvido na Escola Estadual Félix Araújo, na cidade de Campina Grande-PB, onde foi realizada uma análise documental do PP da escola e, a partir do que foi analisado elaborou-se uma nova proposta curricular para ser colocado em prática nas aulas de Educação Física. A utilização dos conteúdos que já estão no PP da escola acarretou a empolgação e disposição dos alunos nas aulas, um interesse maior por parte dos alunos foi observado, como por exemplo a abordagem de temas atuais e atividades corporais que engloba também o conteúdo da Educação Física. Percebemos que além de planejar é relevante saber planejar e executar para proporcionar uma boa prática de gestão democrática, aonde os alunos devem estar inseridos de forma à considerar a opinião de toda a comunidade escolar. Complementa-se que a utilização do PP na escola é de suma relevância, no âmbito em que atende as necessidade escolares e que suas propostas curriculares devem estar o mais próximo da realidade escolar, do contrário o PP será apenas um documento burocrático sem utilização." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PROJETO PEDAGÓGICO, PROPOSTA CURRICULAR, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA2_ID485_31072015114126.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAUL PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAUL" "autor_email" => "raulprsilva1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11648 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 421 "inscrito_id" => 485 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA FÉLIX ARAÚJO" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo elaborar uma proposta curricular para a Educação Física escolar, considerando a diversidade dos seus conteúdos dentro da abordagem crítico-superadora. Para tanto, deve-se pensar no projeto pedagógico – PP, como sendo mais do que uma exigência legal, sendo, também, a definição das regras do jogo no ambiente escolar. É por meio dele que a comunidade escolar (professores, alunos, técnicos educacionais, comunidade e família) define como deve ser a escola, como ela deve ser organizada, como deve se relacionar com a comunidade onde está inserida, que disciplinas devem ser ofertadas, considerando a legislação existente, que estratégias devem ser valorizadas, como fazer a avaliação da aprendizagem, quais os critérios envolvidos neste processo, enfim, como a escola vai organizar o processo formativo dos estudantes que estão sob sua responsabilidade. Este estudo se caracteriza como sendo um relato de experiência, realizado por alunos bolsistas do PIBID (alunos de iniciação à docência e professor da educação básica). O estudo foi desenvolvido na Escola Estadual Félix Araújo, na cidade de Campina Grande-PB, onde foi realizada uma análise documental do PP da escola e, a partir do que foi analisado elaborou-se uma nova proposta curricular para ser colocado em prática nas aulas de Educação Física. A utilização dos conteúdos que já estão no PP da escola acarretou a empolgação e disposição dos alunos nas aulas, um interesse maior por parte dos alunos foi observado, como por exemplo a abordagem de temas atuais e atividades corporais que engloba também o conteúdo da Educação Física. Percebemos que além de planejar é relevante saber planejar e executar para proporcionar uma boa prática de gestão democrática, aonde os alunos devem estar inseridos de forma à considerar a opinião de toda a comunidade escolar. Complementa-se que a utilização do PP na escola é de suma relevância, no âmbito em que atende as necessidade escolares e que suas propostas curriculares devem estar o mais próximo da realidade escolar, do contrário o PP será apenas um documento burocrático sem utilização." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PROJETO PEDAGÓGICO, PROPOSTA CURRICULAR, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA2_ID485_31072015114126.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAUL PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAUL" "autor_email" => "raulprsilva1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }