Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA E SUA AUSÊNCIA DE FONTES: REALIDADES SOCIAIS E PRÁTICA DE ENSINO

Palavra-chaves: AUSÊNCIA DE DE FONTES DE PESQUISA, APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) Ensino de História e formação docente
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      O estudo da História é importante porque nos dá condições de entender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas e jurídicas da sociedade em que vivemos.  Então, através do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens; suas mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade. Compreender a História requer dedicação e fontes de pesquisa, que vão desde o livro didático até às pesquisas virtuais mais sofisticadas existentes no meio educacional. A partir destas premissas, esta pesquisa empírica qualitativa descritiva se propõe a investigar como os alunos oriundos de uma escola da rede pública do ensino fundamental constrói sua aquisição de conhecimentos em História sem dispor de fontes de investigação, seja ausência de livros, bibliotecas, materiais didáticos necessários à sua necessária aquisição do conhecimento. Este estudo foi realizado com 120 alunos matriculados no Ensino Fundamental, na Escola Municipal Antônia do Socorro Silva Machado, na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, que não dispõe de outros recursos para compreender a História, a não ser a exposição oral dos professores em sala de aula, fato que justifica o sentido empírico desta pesquisa.
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

RESUMO O estudo da História é importante porque nos dá condições de entender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas e jurídicas da sociedade em que vivemos. Então, através do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens; suas mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade. Compreender a História requer dedicação e fontes de pesquisa, que vão desde o livro didático até às pesquisas virtuais mais sofisticadas existentes no meio educacional. A partir destas premissas, esta pesquisa empírica qualitativa descritiva se propõe a investigar como os alunos oriundos de uma escola da rede pública do ensino fundamental constrói sua aquisição de conhecimentos em História sem dispor de fontes de investigação, seja ausência de livros, bibliotecas, materiais didáticos necessários à sua necessária aquisição do conhecimento. Este estudo foi realizado com 120 alunos matriculados no Ensino Fundamental, na Escola Municipal Antônia do Socorro Silva Machado, na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, que não dispõe de outros recursos para compreender a História, a não ser a exposição oral dos professores em sala de aula, fato que justifica o sentido empírico desta pesquisa.

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