As gerações atuais têm apresentado desinteresse pela disciplina História, a qual é de fundamental importância para formação e inserção dos alunos na sociedade. Os discentes da era da circulação eletrônica do saber, assistem aulas ministradas por professores que ainda tentam se adaptar a esta realidade e utilizam o livro didático como único recurso para lecionar. Nesse sentido, os jogos pedagógicos apresentam-se como metodologia alternativa, mais atrativa em complemento ao livro, saindo da rotina e chamando a atenção dos alunos, desenvolvendo competências que consolidam seu aprendizado. Dessa maneira, intenta-se evidenciar uma experiência com o jogo enquanto material didático que desperta o interesse dos alunos e facilita a aprendizagem dos conteúdos históricos. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica fundamentada em contribuições teóricas acerca dos jogos didáticos, relacionando-as à aplicação do jogo pedagógico “Artedó” em sala de aula, estabelecendo as vantagens de seu uso pelo professor como atividade didática realizada por discentes. Os resultados apontaram que o Artedó enquanto jogo didático baseado em jogo já existente e conhecido pelos alunos, mas que contemplou o assunto da disciplina História, concentrou a atenção e o envolvimento dos discentes a partir de uma maneira alternativa de aprender mais próxima da realidade dos mesmos. No referido processo de intervenção pedagógica, foi possível constatar que a partir da atividade desenvolvida, as dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado, foram remediadas, revelando o jogo didático como recurso interessante para estimular o gosto pela História, além de somar na construção do aprendizado.