Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ARTEDÓ: O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, FERRAMENTA PEDAGÓGICA, JOGO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) Ensino de História e formação docente
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11572
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 311
    "titulo" => "ARTEDÓ: O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "As gerações atuais têm apresentado desinteresse pela disciplina História, a qual é de fundamental importância para formação e inserção dos alunos na sociedade. Os discentes da era da circulação eletrônica do saber, assistem aulas ministradas por professores que ainda tentam se adaptar a esta realidade e utilizam o livro didático como único recurso para lecionar. Nesse sentido, os jogos pedagógicos apresentam-se como metodologia alternativa, mais atrativa em complemento ao livro, saindo da rotina e chamando a atenção dos alunos, desenvolvendo competências que consolidam seu aprendizado. Dessa maneira, intenta-se evidenciar uma experiência com o jogo enquanto material didático que desperta o interesse dos alunos e facilita a aprendizagem dos conteúdos históricos. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica fundamentada em contribuições teóricas acerca dos jogos didáticos, relacionando-as à aplicação do jogo pedagógico “Artedó” em sala de aula, estabelecendo as vantagens de seu uso pelo professor como atividade didática realizada por discentes. Os resultados apontaram que o Artedó enquanto jogo didático baseado em jogo já existente e conhecido pelos alunos, mas que contemplou o assunto da disciplina História, concentrou a atenção e o envolvimento dos discentes a partir de uma maneira alternativa de aprender mais próxima da realidade dos mesmos. No referido processo de intervenção pedagógica, foi possível constatar que a partir da atividade desenvolvida, as dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado, foram remediadas, revelando o jogo didático como recurso interessante para estimular o gosto pela História, além de somar na construção do aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, FERRAMENTA PEDAGÓGICA, JOGO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA6_ID311_29062015142748.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TISSIANE EMANUELLA ALBUQUERQUE GOMES"
    "autor_nome_curto" => "TISSIANE GOMES"
    "autor_email" => "tissiane_emanu@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11572
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 311
    "titulo" => "ARTEDÓ: O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "As gerações atuais têm apresentado desinteresse pela disciplina História, a qual é de fundamental importância para formação e inserção dos alunos na sociedade. Os discentes da era da circulação eletrônica do saber, assistem aulas ministradas por professores que ainda tentam se adaptar a esta realidade e utilizam o livro didático como único recurso para lecionar. Nesse sentido, os jogos pedagógicos apresentam-se como metodologia alternativa, mais atrativa em complemento ao livro, saindo da rotina e chamando a atenção dos alunos, desenvolvendo competências que consolidam seu aprendizado. Dessa maneira, intenta-se evidenciar uma experiência com o jogo enquanto material didático que desperta o interesse dos alunos e facilita a aprendizagem dos conteúdos históricos. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica fundamentada em contribuições teóricas acerca dos jogos didáticos, relacionando-as à aplicação do jogo pedagógico “Artedó” em sala de aula, estabelecendo as vantagens de seu uso pelo professor como atividade didática realizada por discentes. Os resultados apontaram que o Artedó enquanto jogo didático baseado em jogo já existente e conhecido pelos alunos, mas que contemplou o assunto da disciplina História, concentrou a atenção e o envolvimento dos discentes a partir de uma maneira alternativa de aprender mais próxima da realidade dos mesmos. No referido processo de intervenção pedagógica, foi possível constatar que a partir da atividade desenvolvida, as dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado, foram remediadas, revelando o jogo didático como recurso interessante para estimular o gosto pela História, além de somar na construção do aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, FERRAMENTA PEDAGÓGICA, JOGO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA6_ID311_29062015142748.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TISSIANE EMANUELLA ALBUQUERQUE GOMES"
    "autor_nome_curto" => "TISSIANE GOMES"
    "autor_email" => "tissiane_emanu@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

As gerações atuais têm apresentado desinteresse pela disciplina História, a qual é de fundamental importância para formação e inserção dos alunos na sociedade. Os discentes da era da circulação eletrônica do saber, assistem aulas ministradas por professores que ainda tentam se adaptar a esta realidade e utilizam o livro didático como único recurso para lecionar. Nesse sentido, os jogos pedagógicos apresentam-se como metodologia alternativa, mais atrativa em complemento ao livro, saindo da rotina e chamando a atenção dos alunos, desenvolvendo competências que consolidam seu aprendizado. Dessa maneira, intenta-se evidenciar uma experiência com o jogo enquanto material didático que desperta o interesse dos alunos e facilita a aprendizagem dos conteúdos históricos. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica fundamentada em contribuições teóricas acerca dos jogos didáticos, relacionando-as à aplicação do jogo pedagógico “Artedó” em sala de aula, estabelecendo as vantagens de seu uso pelo professor como atividade didática realizada por discentes. Os resultados apontaram que o Artedó enquanto jogo didático baseado em jogo já existente e conhecido pelos alunos, mas que contemplou o assunto da disciplina História, concentrou a atenção e o envolvimento dos discentes a partir de uma maneira alternativa de aprender mais próxima da realidade dos mesmos. No referido processo de intervenção pedagógica, foi possível constatar que a partir da atividade desenvolvida, as dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado, foram remediadas, revelando o jogo didático como recurso interessante para estimular o gosto pela História, além de somar na construção do aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.