FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO, NO ESTADO DA BAHIA, BRASIL
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116463 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 767 "inscrito_id" => 1050 "titulo" => "FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO, NO ESTADO DA BAHIA, BRASIL" "resumo" => "O objetivo deste estudo é investigar a relação entre as competências desenvolvidas na formação profissional em contextos acadêmicos e as competências exigidas no mercado de trabalho, dos profissionais de Administração, na Bahia, Brasil. Analisar de que modo as competências adquiridas nos contextos acadêmicos, refletem na atuação profissional e empregabilidade do Administrador. No campo teórico, procuramos compreender os conceitos de competências, e como se dá a construção de identidade social e profissional do Administrador. Mapeando políticas educacionais e políticas profissionais que regem a profissão, e a trajetória implantação do curso Administração no Brasil. Com aporte de análise descritiva de dados e indicadores de desempenho do curso e do mercado de trabalho, para o ensino superior e empregabilidade. O campo empírico da investigação será no mercado de trabalho, como sujeitos da pesquisa, administradores diplomados, no município de Feira de Santana, Bahia. Que cursaram graduação na modalidade presencial e ativos no mercado de trabalho, na baliza temporal do estudo de 2018 a 2023. Referencial teórico nas áreas de Ciências Sociais, Ciências da Educação e Sociologia das Profissões. Optamos por metodologia mista, com abordagens quantitativas, com aplicação de questionários e uso de métodos quantitativos SPSS, análise de variância (ANOVA) e teste t, na abordagem qualitativa, a técnica de recolha de dados, será inquirida com entrevistas, e Análise de Conteúdo, como técnica interpretativa e uso da ferramenta MaxQda, as abordagens ocorrerão de modo concomitante, com triangulação de dados." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID1050_TB767_15072024235543.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA COSTA MENDES" "autor_nome_curto" => "KATIA" "autor_email" => "kmendes@uefs.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116463 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 767 "inscrito_id" => 1050 "titulo" => "FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO, NO ESTADO DA BAHIA, BRASIL" "resumo" => "O objetivo deste estudo é investigar a relação entre as competências desenvolvidas na formação profissional em contextos acadêmicos e as competências exigidas no mercado de trabalho, dos profissionais de Administração, na Bahia, Brasil. Analisar de que modo as competências adquiridas nos contextos acadêmicos, refletem na atuação profissional e empregabilidade do Administrador. No campo teórico, procuramos compreender os conceitos de competências, e como se dá a construção de identidade social e profissional do Administrador. Mapeando políticas educacionais e políticas profissionais que regem a profissão, e a trajetória implantação do curso Administração no Brasil. Com aporte de análise descritiva de dados e indicadores de desempenho do curso e do mercado de trabalho, para o ensino superior e empregabilidade. O campo empírico da investigação será no mercado de trabalho, como sujeitos da pesquisa, administradores diplomados, no município de Feira de Santana, Bahia. Que cursaram graduação na modalidade presencial e ativos no mercado de trabalho, na baliza temporal do estudo de 2018 a 2023. Referencial teórico nas áreas de Ciências Sociais, Ciências da Educação e Sociologia das Profissões. Optamos por metodologia mista, com abordagens quantitativas, com aplicação de questionários e uso de métodos quantitativos SPSS, análise de variância (ANOVA) e teste t, na abordagem qualitativa, a técnica de recolha de dados, será inquirida com entrevistas, e Análise de Conteúdo, como técnica interpretativa e uso da ferramenta MaxQda, as abordagens ocorrerão de modo concomitante, com triangulação de dados." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID1050_TB767_15072024235543.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA COSTA MENDES" "autor_nome_curto" => "KATIA" "autor_email" => "kmendes@uefs.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }