Este artigo parte da implementação das Escolas em Tempo Integral no estado da Paraíba e a consequente redução da carga horária da Geografia nesse currículo, o que conduz a um comprometimento da construção do pensamento geográfico e da capacidade de pensar criticamente, negando aos jovens a formação necessária ao exercício da cidadania. Objetivamos discutir a conjuntura de onde emerge a atual ETI e sua implementação no estado da Paraíba, sua lógica e objetivos, confrontando-os com os propósitos de uma formação humanística e propedêutica; também discutir as consequências da redução da carga horária de Geografia nas ETI sobre a construção do pensamento geográfico e construção da cidadania. A pesquisa tem abordagem qualitativa e natureza documental, realizada a partir do texto da Lei 14.640/2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral, bem como das Diretrizes Curriculares do Estado da Paraíba para o Ensino Médio e, por fim, da análise do Guia Prático de Implementação da Matriz Curricular na 1ª série do Ensino Médio nas Escolas em Tempo Integral no Estado da Paraíba. Os resultados permitem identificar que a Paraíba é um dos estados que primeiro abraçou o modelo de ETI e, dentro dessa lógica, existe um comprometimento do espaço/tempo dedicado ao ensino da Geografia nessa nova conjuntura educacional, comprometendo a formação humanística e crítica da juventude, o que conduz a mais limitações sobre o exercício da cidadania.