(MULTI)LETRAMENTOS, NARRATIVAS DIGITAIS E LINGUAGENS DA CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116042 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 1549 "titulo" => "(MULTI)LETRAMENTOS, NARRATIVAS DIGITAIS E LINGUAGENS DA CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Os (multi)letramentos, numa perspectiva pedagógica, constituem práticas e saberes a partir de metodologias que lidam com as linguagens em contexto, considerando os estudantes agentes e sujeitos de discurso, tendo em vista a pluralidade de linguagens e de realidades sociais. Os estudantes participam construindo ativamente práticas e eventos com discurso próprio, ao longo da construção do conhecimento no processo de aprendizagem. Diversas leituras e possibilidades narrativas perpassam o ensino com metodologias que se voltam para a possibilidade de professores e estudantes narrarem, possibilitando a subjetividade e produção de sentidos no âmbito da construção de conhecimento sobre o mundo, sua percepção e diversidade. Narrativas digitais são uma forma de comunicação da cultura digital, ao contar sua história (discurso biográfico) ou uma história (discurso ficcional). Lidar com as mídias e linguagens da cultura digital na educação é uma necessidade desafiadora, dada a demanda por leitura crítica e atenta da realidade social em que estamos imersos. Além da leitura, os estudantes necessitam desenvolver habilidades para produzir discursos utilizando tecnologias digitais devido à multiplicidade de mídias e linguagens presentes na cultura digital. Assim, o papel de fazer refletir o mundo é somado ao de produzir narrativas sobre a realidade, na busca de práticas e saberes que possibilitem a capacitação pessoal, a participação cívico-econômica e a equidade social. A diversidade de formatos de narrativas digitais, atreladas à diversidade de culturas e, consequentemente, subjetividades, ocupa os espaços de aprendizagem com as linguagens e as vozes dos estudantes. Nesse painel exploraremos a aprendizagem de linguagens plurais, típicas da cultura digital, que possibilitem realidades sociais, ambientais e culturais diversas em diálogo, no mesmo contexto educacional, é do interesse de uma perspectiva pedagógica dos (multi)letramentos." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática e perspectivas críticas de inovação educativa" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "67572e3640026_09122024145150.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => "2024-12-09 14:51:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS PAULO LEOPOLDO MERCADO" "autor_nome_curto" => "LUÍS" "autor_email" => "luispaulomercado@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116042 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 1549 "titulo" => "(MULTI)LETRAMENTOS, NARRATIVAS DIGITAIS E LINGUAGENS DA CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Os (multi)letramentos, numa perspectiva pedagógica, constituem práticas e saberes a partir de metodologias que lidam com as linguagens em contexto, considerando os estudantes agentes e sujeitos de discurso, tendo em vista a pluralidade de linguagens e de realidades sociais. Os estudantes participam construindo ativamente práticas e eventos com discurso próprio, ao longo da construção do conhecimento no processo de aprendizagem. Diversas leituras e possibilidades narrativas perpassam o ensino com metodologias que se voltam para a possibilidade de professores e estudantes narrarem, possibilitando a subjetividade e produção de sentidos no âmbito da construção de conhecimento sobre o mundo, sua percepção e diversidade. Narrativas digitais são uma forma de comunicação da cultura digital, ao contar sua história (discurso biográfico) ou uma história (discurso ficcional). Lidar com as mídias e linguagens da cultura digital na educação é uma necessidade desafiadora, dada a demanda por leitura crítica e atenta da realidade social em que estamos imersos. Além da leitura, os estudantes necessitam desenvolver habilidades para produzir discursos utilizando tecnologias digitais devido à multiplicidade de mídias e linguagens presentes na cultura digital. Assim, o papel de fazer refletir o mundo é somado ao de produzir narrativas sobre a realidade, na busca de práticas e saberes que possibilitem a capacitação pessoal, a participação cívico-econômica e a equidade social. A diversidade de formatos de narrativas digitais, atreladas à diversidade de culturas e, consequentemente, subjetividades, ocupa os espaços de aprendizagem com as linguagens e as vozes dos estudantes. Nesse painel exploraremos a aprendizagem de linguagens plurais, típicas da cultura digital, que possibilitem realidades sociais, ambientais e culturais diversas em diálogo, no mesmo contexto educacional, é do interesse de uma perspectiva pedagógica dos (multi)letramentos." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática e perspectivas críticas de inovação educativa" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "67572e3640026_09122024145150.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => "2024-12-09 14:51:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS PAULO LEOPOLDO MERCADO" "autor_nome_curto" => "LUÍS" "autor_email" => "luispaulomercado@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }