ENSINO DE GEOGRAFIA: A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11654 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 712 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA: A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA" "resumo" => "O uso de recursos didáticos variados no desenvolvimento da alfabetização cartográfica para o ensino de Geografia se faz indispensável dada a dinamicidade e complexidade na leitura e interpretação das representações cartográficas, assim como uma metodologia que não esteja presa ao tradicionalismo, tais fatores corroboram para uma maior criticidade e eficiência na compreensão do espaço geográfico por parte dos alunos. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar a utilização de recursos didáticos, tais como: mapa, globo terrestre e bússola, no estudo dos elementos cartográficos: título, escala, legenda, orientação e projeções no processo de alfabetização cartográfica. A metodologia desenvolvida parte de uma perspectiva qualitativa, o método é o fenomenológico, foram utilizados como recursos didáticos o mapa-mundi e a bússola para a alfabetização cartográfica no estudo dos elementos cartográficos. Os resultados são considerados positivos, partindo de uma metodologia diferenciada com a utilização de recursos didáticos diversificados, pôde-se observar a participação ativa dos educandos no processo educativo de alfabetização cartográfica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA ESCOLAR, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID712_27062015155929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO FLORENCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "nandobq66@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11654 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 712 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA: A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA" "resumo" => "O uso de recursos didáticos variados no desenvolvimento da alfabetização cartográfica para o ensino de Geografia se faz indispensável dada a dinamicidade e complexidade na leitura e interpretação das representações cartográficas, assim como uma metodologia que não esteja presa ao tradicionalismo, tais fatores corroboram para uma maior criticidade e eficiência na compreensão do espaço geográfico por parte dos alunos. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar a utilização de recursos didáticos, tais como: mapa, globo terrestre e bússola, no estudo dos elementos cartográficos: título, escala, legenda, orientação e projeções no processo de alfabetização cartográfica. A metodologia desenvolvida parte de uma perspectiva qualitativa, o método é o fenomenológico, foram utilizados como recursos didáticos o mapa-mundi e a bússola para a alfabetização cartográfica no estudo dos elementos cartográficos. Os resultados são considerados positivos, partindo de uma metodologia diferenciada com a utilização de recursos didáticos diversificados, pôde-se observar a participação ativa dos educandos no processo educativo de alfabetização cartográfica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA ESCOLAR, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID712_27062015155929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO FLORENCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "nandobq66@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }