INTERVENÇÕES DO PIBID NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS.
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11697 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 1330 "titulo" => "INTERVENÇÕES DO PIBID NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS." "resumo" => "O presente trabalho, consiste em um relato reflexivo onde fala-se de experiências que os bolsistas do PIBID na UEPB do subprojeto de geografia (Guarabira), estão tendo com a elaboração e uso de recursos didáticos na escola que sedia o mesmo subprojeto. Este trabalho foca-se em descrever como acontece esse processo de elaboração e uso de materiais didáticos, dessa forma, traz alguns métodos utilizados didaticamente; tais como apresentações em slides, maquetes, estudos dirigidos e vídeos. O principal objetivo é desenvolver atividades que facilitem a compreensão do aluno, e que o estimule a participação nas aulas de forma ativa; para que não seja mais um conteúdo imposto e incompreendido pelo mesmo. A proposta é que seja uma forma de dinamizar as aulas de geografia, trazendo assim um novo sentido para esta ciência que por muitos é taxada como chata e de difícil compreensão. Essa forma de expor os assuntos geográficos é muito utilizada por nós bolsistas no nosso subprojeto, pois se entende que isso facilita tanto para o aluno se familiarizar com a disciplina como para o professor, que consegue perceber melhor resultado; toda semana em nossas intervenções realizamos essas atividades na Escola. Nessas aulas são abordados os temas mais presentes em sala de aula, bem como o assunto programático do planejamento da professora supervisora; através do uso do Power Point pode-se fazer apresentações de assuntos do bimestre bem como de introdução de conteúdos; o interesse dos alunos pela leitura e compreensão de textos sobre determinado assunto. Observamos um interesse significativo por parte dos alunos que se mostram cada vez mais participativos com relação ao diálogo e a interação na sala de aula, isso leva a uma ótima avaliação e uma forma mais dinâmica; coisas que são importantes para abordar os conteúdos da geografia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, DIDÁTICA, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID1330_29062015214632.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO BATISTA GALDINO" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "fernando.fbg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11697 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 1330 "titulo" => "INTERVENÇÕES DO PIBID NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS." "resumo" => "O presente trabalho, consiste em um relato reflexivo onde fala-se de experiências que os bolsistas do PIBID na UEPB do subprojeto de geografia (Guarabira), estão tendo com a elaboração e uso de recursos didáticos na escola que sedia o mesmo subprojeto. Este trabalho foca-se em descrever como acontece esse processo de elaboração e uso de materiais didáticos, dessa forma, traz alguns métodos utilizados didaticamente; tais como apresentações em slides, maquetes, estudos dirigidos e vídeos. O principal objetivo é desenvolver atividades que facilitem a compreensão do aluno, e que o estimule a participação nas aulas de forma ativa; para que não seja mais um conteúdo imposto e incompreendido pelo mesmo. A proposta é que seja uma forma de dinamizar as aulas de geografia, trazendo assim um novo sentido para esta ciência que por muitos é taxada como chata e de difícil compreensão. Essa forma de expor os assuntos geográficos é muito utilizada por nós bolsistas no nosso subprojeto, pois se entende que isso facilita tanto para o aluno se familiarizar com a disciplina como para o professor, que consegue perceber melhor resultado; toda semana em nossas intervenções realizamos essas atividades na Escola. Nessas aulas são abordados os temas mais presentes em sala de aula, bem como o assunto programático do planejamento da professora supervisora; através do uso do Power Point pode-se fazer apresentações de assuntos do bimestre bem como de introdução de conteúdos; o interesse dos alunos pela leitura e compreensão de textos sobre determinado assunto. Observamos um interesse significativo por parte dos alunos que se mostram cada vez mais participativos com relação ao diálogo e a interação na sala de aula, isso leva a uma ótima avaliação e uma forma mais dinâmica; coisas que são importantes para abordar os conteúdos da geografia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, DIDÁTICA, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID1330_29062015214632.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO BATISTA GALDINO" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "fernando.fbg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }