DE MÃOS DADAS: O ENTRELAÇAR FORMATIVO E COLABORATIVO CONSTRUÍDO COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE MACAÉ-RJ
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116402 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 674 "inscrito_id" => 1580 "titulo" => "DE MÃOS DADAS: O ENTRELAÇAR FORMATIVO E COLABORATIVO CONSTRUÍDO COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE MACAÉ-RJ" "resumo" => "Este painel entrelaça pesquisas qualitativas que abarcam três instâncias formativas. A primeira, versa sobre os Diálogos Pedagógicos entre Coordenador Geral e Coordenadores Pedagógicos de Apoio à Gestão nas Escolas de Educação Infantil de Macaé - RJ. Focou-se na Formação Docente, acompanhamento das ações pedagógicas e suporte aos gestores. A coleta de dados foi feita através da análise documental dos registros de visitas técnicas e diálogos realizados pela Coordenadora Geral, visando entender as contribuições desses diálogos nas ações educativas nas escolas. A segunda, aborda de forma participativa a importância das Professoras Orientadoras da Educação Infantil, revelando a Documentação Pedagógica, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. Foram utilizadas metodologias de grupo focal e análise documental durante os Encontros Formativos. A pesquisa também destacou o impacto negativo da pandemia na compreensão do conceito de Documentação Pedagógica, devido ao isolamento social. A formação docente foi identificada como essencial para o entendimento desse conceito como ferramenta reflexiva e democrática desenvolvida em 2023. A terceira e última, usa-se da estratégia metodológica, a pesquisa-ação que encerra este painel, como parte da formação continuada: "Ateliê como Gesto", inspirada na Pedagogia da Escuta e nos moldes freirianos de ação-reflexão-ação, focada em oito escolas. A pesquisa utilizou análises de interações, registros escritos e discussões em grupo focal e história de vida. Os resultados indicam a importância da formação para criar espaços de debate e cocriar formas significativas de aprendizado, reconhecendo a prática docente e a construção de uma concepção de criança protagonista desde a educação infantil." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID1580_TB674_15072024212420.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CONSUELO NASCIMENTO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mcdamaso@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116402 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 674 "inscrito_id" => 1580 "titulo" => "DE MÃOS DADAS: O ENTRELAÇAR FORMATIVO E COLABORATIVO CONSTRUÍDO COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE MACAÉ-RJ" "resumo" => "Este painel entrelaça pesquisas qualitativas que abarcam três instâncias formativas. A primeira, versa sobre os Diálogos Pedagógicos entre Coordenador Geral e Coordenadores Pedagógicos de Apoio à Gestão nas Escolas de Educação Infantil de Macaé - RJ. Focou-se na Formação Docente, acompanhamento das ações pedagógicas e suporte aos gestores. A coleta de dados foi feita através da análise documental dos registros de visitas técnicas e diálogos realizados pela Coordenadora Geral, visando entender as contribuições desses diálogos nas ações educativas nas escolas. A segunda, aborda de forma participativa a importância das Professoras Orientadoras da Educação Infantil, revelando a Documentação Pedagógica, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. Foram utilizadas metodologias de grupo focal e análise documental durante os Encontros Formativos. A pesquisa também destacou o impacto negativo da pandemia na compreensão do conceito de Documentação Pedagógica, devido ao isolamento social. A formação docente foi identificada como essencial para o entendimento desse conceito como ferramenta reflexiva e democrática desenvolvida em 2023. A terceira e última, usa-se da estratégia metodológica, a pesquisa-ação que encerra este painel, como parte da formação continuada: "Ateliê como Gesto", inspirada na Pedagogia da Escuta e nos moldes freirianos de ação-reflexão-ação, focada em oito escolas. A pesquisa utilizou análises de interações, registros escritos e discussões em grupo focal e história de vida. Os resultados indicam a importância da formação para criar espaços de debate e cocriar formas significativas de aprendizado, reconhecendo a prática docente e a construção de uma concepção de criança protagonista desde a educação infantil." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID1580_TB674_15072024212420.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CONSUELO NASCIMENTO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mcdamaso@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }