A escola, mesmo nascida em outros tempos, ainda é filha deste tempo, com resquícios de seu passado, o que instiga a pesquisar a temática das relações do fazer docente, inclusão, coordenação pedagógica e avaliação escolar na própria escola e lança luzes, abre possiblidades e inspira educadores(as) a encontrar alternativas à um planejamento e prática inclusiva. Nesta ênfase, apresentamos recortes de três pesquisas entrelaçadas com a docência e inclusão, coordenação pedagógica e avaliação escolar, realizadas na região das missões e campanha do RS no eixo Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es). Os artigos dialogam de forma colaborativa, compartilhando conhecimentos, práticas inovadoras, experiências docentes e aprofundamento do que é realizado na escola, na busca de compreensão do processo ensino-aprendizagem. A docência inclusiva visa garantir o acesso e permanência equitativa, com oferta de educação para todos/as, a coordenação pedagógica é fundamental para garantir alinhamento nessas práticas e a avaliação escolar, por sua vez, é o processo de analisar o desempenho do/as alunos/as e a resposta de uma análise da prática profissional. Articuladas, promovem o desenvolvimento integral e valorizam profissionais de educação, contribuindo para uma escola realmente viva. De forma provisória, pois em eterno movimento, podemos afirmar a importância e determinação docente na escola, da coordenação pedagógica até a regência em sala de aula, centrada muito no perfil deste profissional, com carência de investimentos, mas acima de tudo, de valorização do que é realizado na escola, no enfrentamento aos desafios diários. E, são muitas superações.