PEDAGOGIA(S) DE EDUCAÇÃO E SAÚDE COM ARTE E AMAZÔNIA(S) EM PROJETO DE MONITORIA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116120 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 265 "inscrito_id" => 1266 "titulo" => "PEDAGOGIA(S) DE EDUCAÇÃO E SAÚDE COM ARTE E AMAZÔNIA(S) EM PROJETO DE MONITORIA" "resumo" => "Em movimento de monitoria com o componente curricular Educação e Saúde no curso de Pedagogia, nos desafiamos a construção de um processo diferente em relação ao posto na ementa. Nossas autorizações vêm das questões regionais e atualidades frente ao que se pensa e vive com Educação e Saúde no Amazonas e ainda pelos estudos realizados com a Filosofia da Diferença, especialmente com Deleuze e Guattari. Não se trata de anarquia em relação aos conhecimentos médicos ocidentais e sim de uma articulação aos conhecimentos tradicionais e locais acerca de saúde em contexto educativo. O objetivo do trabalho se constitui em narrar uma experimentação de monitoria com ciência e arte no componente curricular Educação e Saúde. Entre os resultados temos que a própria ideia de saúde envolvendo bem-estar físico, mental e social da OMS se amplia ao contato com povos originários e de matriz africana, dado que há espiritualidade e ancestralidade presentes em suas compreensões de saúde. Assim, educação e saúde emergem em conjunto com a própria vida, movimento que nós buscamos entender, mas não sabemos. E ainda, com a arte cria-se um ambiente articulado a encontros deleuzianos e nietzschianos com a educação, saúde, Amazônia(s) e vida, em meio à monitoria." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1266_TB265_09102024195750.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDI CARLA MELO CAUPER" "autor_nome_curto" => "JUDI CAUPER" "autor_email" => "jcmc.ped21@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116120 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 265 "inscrito_id" => 1266 "titulo" => "PEDAGOGIA(S) DE EDUCAÇÃO E SAÚDE COM ARTE E AMAZÔNIA(S) EM PROJETO DE MONITORIA" "resumo" => "Em movimento de monitoria com o componente curricular Educação e Saúde no curso de Pedagogia, nos desafiamos a construção de um processo diferente em relação ao posto na ementa. Nossas autorizações vêm das questões regionais e atualidades frente ao que se pensa e vive com Educação e Saúde no Amazonas e ainda pelos estudos realizados com a Filosofia da Diferença, especialmente com Deleuze e Guattari. Não se trata de anarquia em relação aos conhecimentos médicos ocidentais e sim de uma articulação aos conhecimentos tradicionais e locais acerca de saúde em contexto educativo. O objetivo do trabalho se constitui em narrar uma experimentação de monitoria com ciência e arte no componente curricular Educação e Saúde. Entre os resultados temos que a própria ideia de saúde envolvendo bem-estar físico, mental e social da OMS se amplia ao contato com povos originários e de matriz africana, dado que há espiritualidade e ancestralidade presentes em suas compreensões de saúde. Assim, educação e saúde emergem em conjunto com a própria vida, movimento que nós buscamos entender, mas não sabemos. E ainda, com a arte cria-se um ambiente articulado a encontros deleuzianos e nietzschianos com a educação, saúde, Amazônia(s) e vida, em meio à monitoria." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1266_TB265_09102024195750.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDI CARLA MELO CAUPER" "autor_nome_curto" => "JUDI CAUPER" "autor_email" => "jcmc.ped21@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }