SABERES E EXPERIÊNCIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: ENTRE PRÁTICAS DE ENSINO, PARCERIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116039 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 1170 "titulo" => "SABERES E EXPERIÊNCIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: ENTRE PRÁTICAS DE ENSINO, PARCERIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O painel problematiza saberes didáticos e experiências formativas docentes e discentes, em contextos de Educação Básica. Aborda o Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas e a Educação Popular, a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância, convergindo nas reflexões sobre saberes e experiências mobilizados na formação docente com foco na Educação Básica. Os dois primeiros textos discutem o Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas. Ao tratar de experiências realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório em História II na Escola da Ciência-Biologia e História, uma escola-museu situada na cidade de Vitória-ES, o primeiro texto tematiza a História Local, o ensino de História e a memória na relação com os patrimônios culturais materiais e imateriais. O segundo artigo busca compreender o Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores, a partir do elo entre as Instituições de Ensino Superior-IES e as escolas de Educação Básica. O painel finaliza com o texto que discute aproximações teóricas e metodológicas das práticas de ensino da Pedagogia da Alternância, Educação Popular e Educação do Campo, enredadas nos processos formativos, em especial da educação básica da classe trabalhadora, buscando evidenciar os itinerários desses três movimentos e os encontros possíveis entre eles. Busca potencializar discussões que centralizam os saberes e as experiências que se produzem no interior e nas relações com os contextos educativos e, acima de tudo, os resultados nos desaconselham a homogeneizar as vivências e as possibilidades educativas relacionadas à Educação Básica local, regional ou nacional." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1170_TB150_10102024204538.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIÃ LÚCIA LUIZ" "autor_nome_curto" => "MIRIÃ" "autor_email" => "mirialuiz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116039 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 1170 "titulo" => "SABERES E EXPERIÊNCIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: ENTRE PRÁTICAS DE ENSINO, PARCERIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O painel problematiza saberes didáticos e experiências formativas docentes e discentes, em contextos de Educação Básica. Aborda o Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas e a Educação Popular, a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância, convergindo nas reflexões sobre saberes e experiências mobilizados na formação docente com foco na Educação Básica. Os dois primeiros textos discutem o Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas. Ao tratar de experiências realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório em História II na Escola da Ciência-Biologia e História, uma escola-museu situada na cidade de Vitória-ES, o primeiro texto tematiza a História Local, o ensino de História e a memória na relação com os patrimônios culturais materiais e imateriais. O segundo artigo busca compreender o Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores, a partir do elo entre as Instituições de Ensino Superior-IES e as escolas de Educação Básica. O painel finaliza com o texto que discute aproximações teóricas e metodológicas das práticas de ensino da Pedagogia da Alternância, Educação Popular e Educação do Campo, enredadas nos processos formativos, em especial da educação básica da classe trabalhadora, buscando evidenciar os itinerários desses três movimentos e os encontros possíveis entre eles. Busca potencializar discussões que centralizam os saberes e as experiências que se produzem no interior e nas relações com os contextos educativos e, acima de tudo, os resultados nos desaconselham a homogeneizar as vivências e as possibilidades educativas relacionadas à Educação Básica local, regional ou nacional." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1170_TB150_10102024204538.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIÃ LÚCIA LUIZ" "autor_nome_curto" => "MIRIÃ" "autor_email" => "mirialuiz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }