O presente artigo integra uma pesquisa de doutorado em progresso e visa refletir sobre a Escola de Samba Mirim como um ambiente cultural, que contribui para uma educação que valorize o ensino sobre as relações étnico- raciais, transformando-se em um espaço educacional significativo. O método de pesquisa utilizado foi a abordagem qualitativa, pois possibilita analisar a observância do mundo real e dos fenômenos e a percepção do sujeito, a qual proporciona uma análise, interpretação de caráter mais subjetivo. Além disso, foram realizados levantamentos bibliográficos e pesquisas documentais. Baseamos nossos estudos nas legislações Lei 10.639/2003 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, pois compreendemos que a Escola de Samba Mirim evidencia a cultura africana por meio das letras dos samba- enredo, carros alegóricos, danças,, entre outros elementos que contribuem para a formação da identidade africana .E nos estudos dos autores como Gomes (2005),Tramonte (2010), Siss(2008) , que contribuem para estabelecermos o movimento de pensar a escola de samba mirim como um espaço educativo, que constrói saberes por meio das redes que a compõem, constituindo-se numa quebra de paradigma ao considerar uma proposta de aprendizagem organizada por uma produção de conhecimento acerca da experiência do cotidiano dos participantes. Desta forma, concluirmos que as agremiações atuam como locais de intervenção educacional voltados para questões relacionadas à população negra/preta, por meio de práticas educativas que envolvem em sua temática política de reparação histórica, do combate ao preconceito e a discriminação racial e da valorização da cultura africana.