As pesquisas integrantes deste painel abordam temas relacionados à Didática e à formação de professores, tendo como fontes as narrativas (auto)biográficas de professores(as) de escolas públicas do Ceará e de licenciandos(as) de uma Universidade pública da Paraíba. Assim, o primeiro estudo buscou compreender as narrativas de professoras sobre a Didática em seu percurso formativo e prática docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A segunda investigação objetivou analisar saberes da docência enunciados por licenciandos(as), a partir de narrativas consubstanciadas em cartas escritas à(aos) professora(es) inesquecíveis, no contexto das atividades desenvolvidas no componente curricular Didática. Por sua vez, a terceira pesquisa intencionou analisar narrativas de professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o seu cotidiano docente e saberes da profissão, mediante diários formativos escritos por eles em um curso investigativo-formativo. Guiados pela abordagem qualitativa, os três estudos se apoiaram na pesquisa (auto)biográfica, utilizando-se de narrativas orais e escritas, expressas por entrevistas, cartas de licenciandos(as) e diários de professores(as) Os estudos realizados permitiram compreender a importância da escuta das experiências dos(as) professores(as) e licenciandos(as), especialmente, por possibilitar a reflexão de si e a tomada de consciência de saberes docentes constituídos na formação inicial e continuada. É relevante, pois, criar alternativas políticas e pedagógicas que vislumbrem a implantação de espaços formativos que considerem as narrativas (auto)biográficas, em suas diversas fontes, como mobilizadoras de saberes fundantes da identidade docente, com propósito de contribuir para a ressignificação da Didática, da formação de professores e do desenvolvimento profissional docente.