O presente trabalho é um recorte da pesquisa intitulada “Escola e Formação Docente: perspectivas e ações de indução profissional desenvolvidas por escolas da rede municipal do Rio de Janeiro”, realizada a partir de 2021. Este estudo busca analisar ações de formação desencadeadas pela Escola, com indícios de indução profissional, no contexto da rede pública de ensino do Município do RJ. O diálogo teórico foi realizado com autores de estudos sobre Formação de Professores com foco na inserção e indução profissional docente (André, 2012; Cochran-Smith e Lytle, 1999; Nascimento, Flores e Xavier, 2019.Tal pesquisa de abordagem qualitativa visou aprofundar o olhar sobre as ações que se realizam nas escolas, ouvindo professoras que se encontram na função de coordenação pedagógica e docentes recém ingressos na rede do RJ, nos anos de 2021 e 2022. Foram utilizados como recursos metodológicos: análise documental, aplicação de questionários e realização de entrevistas. O recorte deste trabalho centra-se na análise das ações de indução desenvolvidas no âmbito da SME-RJ e nas unidades escolares, a fim de compreender se essas estão inseridas, ou não, nas políticas e nos programas de formação docente. Os resultados parciais apontam para ações pontuais de indução profissional docente, presentes no âmbito da Secretaria, das Coordenadorias Regionais de Educação e das escolas.