Este trabalho resulta de uma pesquisa de mestrado em educação e apresenta discussões e reflexões em relação à perda de sentido que os estudantes da educação básica vêm sofrendo no percurso de sua escolaridade. A pesquisa aqui apresentada foi realizada com estudantes do ensino fundamental II em uma escola pública de Mato Grosso, fundamentada no campo teórico da aprendizagem dialógica, cuja abordagem metodológica foi a investigação comunicativa, a partir de entrevistas e grupos de discussão comunicativo. Dessa forma, nos propomos a ouvir alguns estudantes, sujeitos indispensáveis no processo educativo e que por isso, não podem ficar à margem das discussões sobre o planejamento pedagógico da escola. O estudo buscou investigar “de que maneira a criação de sentido, princípio da aprendizagem dialógica, contribui para o processo de ensino e aprendizagem e a melhoria das relações interpessoais no convívio do ambiente escolar”. Para tanto, objetivou-se analisar as concepções dos estudantes sobre a criação de sentido no processo escolar, buscando ampliar o debate científico no campo da didática. Dentre os resultados foi possível apontar que um dos grandes elementos presentes no cotidiano da escola e que tem causado a perda de sentido dos estudantes está na organização e no funcionamento do trabalho escolar (tanto dos professores, quanto dos estudantes). A influência de políticas gerencialistas, do grande volume de conteúdos informacionais apostilados e do uso excessivo de plataformas digitais, tem deixado pouco espaço de tempo para a construção da criação de sentido em relação a si, sobre o outro e sobre o mundo em que vive.