O artigo tem como objetivo investigar, no campo teórico da Didática, as possibilidades e limites das contribuições das reuniões de estudos e pesquisas com professoras e licenciandos participantes de projeto extensionista em universidade pública. A partir de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa (Yin, 2016), consideramos os escritos de Candau (2020), Gomes, Zen e D´Ávila (2022), acerca do ensino como objeto de estudo da Didática, como fenômeno abrangente com múltiplas determinações e determinantes para além do contexto escolar. Estabelecemos o diálogo entre Didática, extensão universitária e formação docente, tendo em vista nosso questionamento inicial: quais os espaços e tempos das reuniões de estudos e pesquisas na formação pedagógica dos licenciandos participantes do projeto? Inferimos que as propostas extensionistas podem corroborar com a formação de licenciandos, evidenciando concepções de Didática para além do entendimento do ensino restrito ao ambiente escolar, mas com o necessário diálogo sobre questões que emergem do contexto social. Apesar da limitação espaço-tempo, as temáticas e inquietações dos participantes do projeto compõem nossos cenários de estudos, contribuindo para a ampliação da compreensão sobre diferentes aspectos afetos à Didática, com vistas à responder as inquietudes advindas de contextos diversos e à necessária indissociabilidade da tríade ensino-pesquisa e extensão.