A DIDÁTICA EM PROJETO EXTENSIONISTA: SUAS INTERFACES EM REUNIÕES DE ESTUDOS E PESQUISAS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116438 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 734 "inscrito_id" => 635 "titulo" => "A DIDÁTICA EM PROJETO EXTENSIONISTA: SUAS INTERFACES EM REUNIÕES DE ESTUDOS E PESQUISAS" "resumo" => "O artigo tem como objetivo investigar, no campo teórico da Didática, as possibilidades e limites das contribuições das reuniões de estudos e pesquisas com professoras e licenciandos participantes de projeto extensionista em universidade pública. A partir de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa (Yin, 2016), consideramos os escritos de Candau (2020), Gomes, Zen e D´Ávila (2022), acerca do ensino como objeto de estudo da Didática, como fenômeno abrangente com múltiplas determinações e determinantes para além do contexto escolar. Estabelecemos o diálogo entre Didática, extensão universitária e formação docente, tendo em vista nosso questionamento inicial: quais os espaços e tempos das reuniões de estudos e pesquisas na formação pedagógica dos licenciandos participantes do projeto? Inferimos que as propostas extensionistas podem corroborar com a formação de licenciandos, evidenciando concepções de Didática para além do entendimento do ensino restrito ao ambiente escolar, mas com o necessário diálogo sobre questões que emergem do contexto social. Apesar da limitação espaço-tempo, as temáticas e inquietações dos participantes do projeto compõem nossos cenários de estudos, contribuindo para a ampliação da compreensão sobre diferentes aspectos afetos à Didática, com vistas à responder as inquietudes advindas de contextos diversos e à necessária indissociabilidade da tríade ensino-pesquisa e extensão." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID635_TB734_09102024151705.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIZA TAQUES MARGRAF ALTHAUS" "autor_nome_curto" => "MAIZA" "autor_email" => "maiza@uepg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116438 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 734 "inscrito_id" => 635 "titulo" => "A DIDÁTICA EM PROJETO EXTENSIONISTA: SUAS INTERFACES EM REUNIÕES DE ESTUDOS E PESQUISAS" "resumo" => "O artigo tem como objetivo investigar, no campo teórico da Didática, as possibilidades e limites das contribuições das reuniões de estudos e pesquisas com professoras e licenciandos participantes de projeto extensionista em universidade pública. A partir de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa (Yin, 2016), consideramos os escritos de Candau (2020), Gomes, Zen e D´Ávila (2022), acerca do ensino como objeto de estudo da Didática, como fenômeno abrangente com múltiplas determinações e determinantes para além do contexto escolar. Estabelecemos o diálogo entre Didática, extensão universitária e formação docente, tendo em vista nosso questionamento inicial: quais os espaços e tempos das reuniões de estudos e pesquisas na formação pedagógica dos licenciandos participantes do projeto? Inferimos que as propostas extensionistas podem corroborar com a formação de licenciandos, evidenciando concepções de Didática para além do entendimento do ensino restrito ao ambiente escolar, mas com o necessário diálogo sobre questões que emergem do contexto social. Apesar da limitação espaço-tempo, as temáticas e inquietações dos participantes do projeto compõem nossos cenários de estudos, contribuindo para a ampliação da compreensão sobre diferentes aspectos afetos à Didática, com vistas à responder as inquietudes advindas de contextos diversos e à necessária indissociabilidade da tríade ensino-pesquisa e extensão." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID635_TB734_09102024151705.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIZA TAQUES MARGRAF ALTHAUS" "autor_nome_curto" => "MAIZA" "autor_email" => "maiza@uepg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }