SABERES E FAZERES DA PEDAGOGIA NA INTERFACE COM A DIDÁTICA NO CONTEXTO DO NORTE DO PAÍS: IMPLICAÇÕES FORMATIVAS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116368 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 622 "inscrito_id" => 1248 "titulo" => "SABERES E FAZERES DA PEDAGOGIA NA INTERFACE COM A DIDÁTICA NO CONTEXTO DO NORTE DO PAÍS: IMPLICAÇÕES FORMATIVAS" "resumo" => "O painel tem como objetivo socializar pesquisas e práticas desenvolvidas no campo científico e prático da Pedagogia, tomando como contexto a Região Norte do país, mas especificamente os estados do Amazonas e Roraima. No seu conjunto, o painel permite uma compreensão crítica acerca da formação inicial e contínua no contexto dos/as licenciados/as em Pedagogia, tomando como referência a análise de dois cursos situados, respectivamente, na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade Federal de Roraima. A partir do terceiro texto, permite ampliar a margem de análise do sentido da Pedagogia no contexto da saúde no estado do Amazonas, refletindo outros espaços, que mesmo não escolares ainda são pedagógicos por natureza. O objetivo que norteia todos os textos do painel é explicitar e refletir os saberes e fazeres da Pedagogia e dos Pedagogos na interface com a didática, pensando a formação de Pedagogos/as e professores/as no contexto do Norte do País. As pesquisas foram desenvolvidas contando com diferentes abordagens metodológicas, tais como: análise documental, entrevista, observação e atividade de campo, e analisadas à luz da Pedagogia e Didática de cunho crítico, a partir do que elaboram os autores Franco (2001) Pimenta (1996), Pimenta et al (2017), Franco (2001), Saviani (2021), Pimenta, Pinto, Severo (2020; 2022), Libâneo (2010), Pimenta e Lima (2017), Pimenta (2023), D’Ávila (2023), Ghedin, Oliveira e Oliveira (2015) entre outros. Deste resulta a análise de que a Pedagogia e a Dídática, enquanto campos de conhecimento, não foram abraçados nos seus limites propositivos e críticos nos cursos e práticas investigados/as." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1248_TB622_10102024110513.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIANY GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "thaiany guedes" "autor_email" => "professorathaianyguedes@ufam.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116368 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 622 "inscrito_id" => 1248 "titulo" => "SABERES E FAZERES DA PEDAGOGIA NA INTERFACE COM A DIDÁTICA NO CONTEXTO DO NORTE DO PAÍS: IMPLICAÇÕES FORMATIVAS" "resumo" => "O painel tem como objetivo socializar pesquisas e práticas desenvolvidas no campo científico e prático da Pedagogia, tomando como contexto a Região Norte do país, mas especificamente os estados do Amazonas e Roraima. No seu conjunto, o painel permite uma compreensão crítica acerca da formação inicial e contínua no contexto dos/as licenciados/as em Pedagogia, tomando como referência a análise de dois cursos situados, respectivamente, na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade Federal de Roraima. A partir do terceiro texto, permite ampliar a margem de análise do sentido da Pedagogia no contexto da saúde no estado do Amazonas, refletindo outros espaços, que mesmo não escolares ainda são pedagógicos por natureza. O objetivo que norteia todos os textos do painel é explicitar e refletir os saberes e fazeres da Pedagogia e dos Pedagogos na interface com a didática, pensando a formação de Pedagogos/as e professores/as no contexto do Norte do País. As pesquisas foram desenvolvidas contando com diferentes abordagens metodológicas, tais como: análise documental, entrevista, observação e atividade de campo, e analisadas à luz da Pedagogia e Didática de cunho crítico, a partir do que elaboram os autores Franco (2001) Pimenta (1996), Pimenta et al (2017), Franco (2001), Saviani (2021), Pimenta, Pinto, Severo (2020; 2022), Libâneo (2010), Pimenta e Lima (2017), Pimenta (2023), D’Ávila (2023), Ghedin, Oliveira e Oliveira (2015) entre outros. Deste resulta a análise de que a Pedagogia e a Dídática, enquanto campos de conhecimento, não foram abraçados nos seus limites propositivos e críticos nos cursos e práticas investigados/as." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1248_TB622_10102024110513.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIANY GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "thaiany guedes" "autor_email" => "professorathaianyguedes@ufam.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }