UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 115946 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 5 "inscrito_id" => 139 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "A pesquisa lida com a necessidade da Prática de Ensino de virtudes para o desenvolvimento integral dos estudantes no Ensino Médio. A hipótese é que a Prática de Ensino de virtudes por meio de situações-problema pode capacitá-los a agir com responsabilidade social. A adolescência é um período marcado por transições e desafios relacionados à identidade, autoconhecimento e planejamento para o futuro. Por isso, são relevantes propostas para a formação da identidade moral dos adolescentes no Ensino Médio. Estratégias de ensino para integrar teoria e vivência de virtudes não são fáceis de serem criadas. Cientes dessa dificuldade, o objetivo é criar uma proposta de Prática de Ensino de virtudes para que os professores as implementem, visando contribuir para a formação do caráter dos estudantes. Foi utilizado o questionário Cenários Pedagógicos a fim de investigar as percepções morais dos estudantes em situações de sala de aula. A fundamentação teórica está nos princípios do Humanismo Integral de Maritain (1959) e na fenomenologia de von Hildebrand (2021). Foi utilizado o Método Sucupira-Lins de pesquisa-ação com maior comprometimento. A análise dos dados segue o método de Bardin (2010) visando extrair significados e padrões das respostas obtidas. Organizamos todo o material sob a forma de situações-problema como Prática de Ensino de virtudes. Concluímos que a Prática de Ensino de virtudes por meio de situações-problemas se mostra eficaz como estratégia para promover a formação do caráter dos estudantes no contexto do Ensino Médio Integrado." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID139_TB5_09102024125443.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA NUNES DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "Andreia Nunes d" "autor_email" => "andreiacastro.ufmt@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 115946 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 5 "inscrito_id" => 139 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "A pesquisa lida com a necessidade da Prática de Ensino de virtudes para o desenvolvimento integral dos estudantes no Ensino Médio. A hipótese é que a Prática de Ensino de virtudes por meio de situações-problema pode capacitá-los a agir com responsabilidade social. A adolescência é um período marcado por transições e desafios relacionados à identidade, autoconhecimento e planejamento para o futuro. Por isso, são relevantes propostas para a formação da identidade moral dos adolescentes no Ensino Médio. Estratégias de ensino para integrar teoria e vivência de virtudes não são fáceis de serem criadas. Cientes dessa dificuldade, o objetivo é criar uma proposta de Prática de Ensino de virtudes para que os professores as implementem, visando contribuir para a formação do caráter dos estudantes. Foi utilizado o questionário Cenários Pedagógicos a fim de investigar as percepções morais dos estudantes em situações de sala de aula. A fundamentação teórica está nos princípios do Humanismo Integral de Maritain (1959) e na fenomenologia de von Hildebrand (2021). Foi utilizado o Método Sucupira-Lins de pesquisa-ação com maior comprometimento. A análise dos dados segue o método de Bardin (2010) visando extrair significados e padrões das respostas obtidas. Organizamos todo o material sob a forma de situações-problema como Prática de Ensino de virtudes. Concluímos que a Prática de Ensino de virtudes por meio de situações-problemas se mostra eficaz como estratégia para promover a formação do caráter dos estudantes no contexto do Ensino Médio Integrado." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID139_TB5_09102024125443.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA NUNES DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "Andreia Nunes d" "autor_email" => "andreiacastro.ufmt@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }