Este estudo propôs apresentar um panorama do que se tem investigado sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior a partir das produções acadêmicas voltadas para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e seus congêneres no contexto das universidades. Foi realizado um levantamento e revisão das pesquisas acerca do objeto de estudo, numa perspectiva metodológica de ‘Estado de conhecimento’ sobre teses e dissertações, produzidos no país. A busca pelas produções acadêmicas, vinculadas aos Programas de Pós-Graduação realizada no recorte temporal de 2010 a 2022, por meio de pesquisa pelo Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), resultou o total de 37 estudos. O estudo evidenciou questões problemáticas comuns em seus vários espaços denominados de núcleos, centros. Porém, essas questões embora à primeira vista pareçam semelhantes o contexto em que elas se apresentaram depende de como os núcleos/centros estão organizados, sistematizados, além de que alguns estudos mostraram-se voltados muitas vezes a um dos contextos, ainda observa-se a falta de diálogo entre os diversos setores/departamentos que discutam e se voltam para esse conjunto de questões que muitas vezes se mostram pulverizadas.