NOVOS OLHARES E PRÁTICAS SOBRE OS GÊNEROS E SEXUALIDADES: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116381 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 642 "inscrito_id" => 2253 "titulo" => "NOVOS OLHARES E PRÁTICAS SOBRE OS GÊNEROS E SEXUALIDADES: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Os textos que compõem o painel convergem para a necessidade de desconstruir a cultura patriarcal na área da Educação Física, promovendo uma formação docente mais justa, igualitária e emancipadora. O texto 1, intitulado “Questões de gênero e educação física: o caso do curso de licenciatura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro", analisa a grade curricular do curso de Licenciatura em Educação Física, evidenciando a reprodução da estrutura patriarcal na Universidade. O texto 2, "Apostas teórico-epistemológicas para a pesquisa sobre gênero e sexualidade na educação física: caminhos e possibilidades", reflete sobre os caminhos percorridos pela produção científica do campo de estudos sobre gênero e sexualidade na área da Educação Física escolar também discute as contribuições da vertente feminista pós-estruturalista, da teoria queer e da interseccionalidade, além da proposta da coeducação para a construção de uma Educação Física mais inclusiva. Já o texto 3, "Estudantes trans e o uso dos banheiros nos/dos/com os cotidianos escolares e universitários", destaca a importância dos direitos das pessoas trans, a partir de uma palestra desenvolvida no CAp-Uerj para os professores e alunos de Educação Física. Através de uma pesquisa sobre os direitos e dificuldades enfrentadas pelas pessoas trans em escolas e universidades, o estudo propõe a construção de uma cultura inclusiva nesses espaços, como a implementação de banheiros de gênero neutro. Em conjunto, os três textos demonstram a urgência de transformar o ambiente educacional num espaço de aprendizagem que promova a equidade de gênero, a diversidade sexual e a representatividade de todas as identidades." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2253_TB642_10102024203516.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENIZE SEPULVEDA" "autor_nome_curto" => "Denize Sepulved" "autor_email" => "denizesepulveda@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116381 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 642 "inscrito_id" => 2253 "titulo" => "NOVOS OLHARES E PRÁTICAS SOBRE OS GÊNEROS E SEXUALIDADES: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Os textos que compõem o painel convergem para a necessidade de desconstruir a cultura patriarcal na área da Educação Física, promovendo uma formação docente mais justa, igualitária e emancipadora. O texto 1, intitulado “Questões de gênero e educação física: o caso do curso de licenciatura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro", analisa a grade curricular do curso de Licenciatura em Educação Física, evidenciando a reprodução da estrutura patriarcal na Universidade. O texto 2, "Apostas teórico-epistemológicas para a pesquisa sobre gênero e sexualidade na educação física: caminhos e possibilidades", reflete sobre os caminhos percorridos pela produção científica do campo de estudos sobre gênero e sexualidade na área da Educação Física escolar também discute as contribuições da vertente feminista pós-estruturalista, da teoria queer e da interseccionalidade, além da proposta da coeducação para a construção de uma Educação Física mais inclusiva. Já o texto 3, "Estudantes trans e o uso dos banheiros nos/dos/com os cotidianos escolares e universitários", destaca a importância dos direitos das pessoas trans, a partir de uma palestra desenvolvida no CAp-Uerj para os professores e alunos de Educação Física. Através de uma pesquisa sobre os direitos e dificuldades enfrentadas pelas pessoas trans em escolas e universidades, o estudo propõe a construção de uma cultura inclusiva nesses espaços, como a implementação de banheiros de gênero neutro. Em conjunto, os três textos demonstram a urgência de transformar o ambiente educacional num espaço de aprendizagem que promova a equidade de gênero, a diversidade sexual e a representatividade de todas as identidades." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2253_TB642_10102024203516.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENIZE SEPULVEDA" "autor_nome_curto" => "Denize Sepulved" "autor_email" => "denizesepulveda@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }