Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ALAGOAS: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
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Constatamos que em Alagoas a oferta da especialização em E.C: 67% são em IES presencial privada, 22% IES EaD privada, 11% IES pública presencial. Nenhuma IES pública oferta E.C na modalidade EaD. A oferta de graduação em E.C, não foi localizada. Foi identificada uma resolução “Ad referendum” do projeto pedagógico do curso de licenciatura em Educação do Campo – agroecologia da UFAL na modalidade presencial. Conclui-se que Alagoas necessita investir na formação inicial e continuada de professores da E.C nas IES públicas, pois, diante das necessidades dos povos campesinos, não dá para continuar negando essa formaçãoA partir do número de alunos matriculados em cursos de graduação em Educação do Campo (E.C) – formação de professor no Brasil julgamos necessário levantar infor" "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1046_TB230_14082024201919.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENIVALDO DAMASCENO SANTOS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "GENIVALDO" "autor_email" => "genivaldo.junior@arapiraca.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116095 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 230 "inscrito_id" => 1046 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ALAGOAS: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "A partir do número de alunos matriculados em cursos de graduação em Educação do Campo (E.C) – formação de professor no Brasil julgamos necessário levantar informações acerca da formação no Estado de Alagoas. 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Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

A partir do número de alunos matriculados em cursos de graduação em Educação do Campo (E.C) – formação de professor no Brasil julgamos necessário levantar informações acerca da formação no Estado de Alagoas. Os dados da presente pesquisa foram coletados no sistema e-MEC e nos sites das IES de Alagoas. Constatamos que em Alagoas a oferta da especialização em E.C: 67% são em IES presencial privada, 22% IES EaD privada, 11% IES pública presencial. Nenhuma IES pública oferta E.C na modalidade EaD. A oferta de graduação em E.C, não foi localizada. Foi identificada uma resolução “Ad referendum” do projeto pedagógico do curso de licenciatura em Educação do Campo – agroecologia da UFAL na modalidade presencial. Conclui-se que Alagoas necessita investir na formação inicial e continuada de professores da E.C nas IES públicas, pois, diante das necessidades dos povos campesinos, não dá para continuar negando essa formação

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