FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: TRAMAR EXISTÊNCIAS E RESISTÊNCIAS COM/NAS RUAS DA CIDADE
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116032 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 714 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: TRAMAR EXISTÊNCIAS E RESISTÊNCIAS COM/NAS RUAS DA CIDADE" "resumo" => "Apresenta trabalhos realizados por duas universidades públicas no diálogo com escolas, destacando a cidade como espaço educativo, base formativa de cidadãos(ãs). Essa cidade que se depara com catástrofes climáticas e humanitárias, traz consequências dramáticas na vida de pessoas e animais. O modelo capitalista produz na cidade isolamentos, discriminações, medos, mas suas ruas podem ser espaços de trocas, memórias e resistências. O primeiro, traz duas pesquisas realizadas com professores: uma, investiga resistências encontradas em práticas pedagógicas de professores da EJA no ensino remoto, no Ceará, e a outra reflete a ausência de memórias da ditadura civil-militar no ensino de história em escolas de uma cidade gaúcha, o que pode explicar negacionismos e revisionismos. O segundo, destaca pesquisa realizada em periódicos sobre formação no Curso de Pedagogia. Focou as crianças e a cidade no âmbito de produções acadêmicas entre 2011-2021. Os resultados auxiliam na compreensão das cidades em sua complexidade, possibilitando problematizações sobre circunstâncias de vida locais, e ratificando-as como espaços não formais de educação. O terceiro, apresenta uma experiência no PIBID de Geografia, em uma turma de ensino médio público. Visou entender como o espaço coletivo e social se apresenta para jovens e como interagem com ele, considerando a segurança e insegurança. Realizou-se oficina explorando conceitos de lugar e território. Um mapeamento participativo auxiliou na interpretação dos dados, revelando receios de exploração de territórios nos espaços públicos. A intersecção desses trabalhos identifica a importância de experienciar a cidade, em especial diante do desafio de enfrentar os esvaziamentos nos convívios sociais contemporâneos." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID714_TB142_10102024165009.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VÂNIA ALVES MARTINS CHAIGAR" "autor_nome_curto" => "VÂNIA CHAIGAR" "autor_email" => "vchaigar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116032 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 714 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: TRAMAR EXISTÊNCIAS E RESISTÊNCIAS COM/NAS RUAS DA CIDADE" "resumo" => "Apresenta trabalhos realizados por duas universidades públicas no diálogo com escolas, destacando a cidade como espaço educativo, base formativa de cidadãos(ãs). Essa cidade que se depara com catástrofes climáticas e humanitárias, traz consequências dramáticas na vida de pessoas e animais. O modelo capitalista produz na cidade isolamentos, discriminações, medos, mas suas ruas podem ser espaços de trocas, memórias e resistências. O primeiro, traz duas pesquisas realizadas com professores: uma, investiga resistências encontradas em práticas pedagógicas de professores da EJA no ensino remoto, no Ceará, e a outra reflete a ausência de memórias da ditadura civil-militar no ensino de história em escolas de uma cidade gaúcha, o que pode explicar negacionismos e revisionismos. O segundo, destaca pesquisa realizada em periódicos sobre formação no Curso de Pedagogia. Focou as crianças e a cidade no âmbito de produções acadêmicas entre 2011-2021. Os resultados auxiliam na compreensão das cidades em sua complexidade, possibilitando problematizações sobre circunstâncias de vida locais, e ratificando-as como espaços não formais de educação. O terceiro, apresenta uma experiência no PIBID de Geografia, em uma turma de ensino médio público. Visou entender como o espaço coletivo e social se apresenta para jovens e como interagem com ele, considerando a segurança e insegurança. Realizou-se oficina explorando conceitos de lugar e território. Um mapeamento participativo auxiliou na interpretação dos dados, revelando receios de exploração de territórios nos espaços públicos. A intersecção desses trabalhos identifica a importância de experienciar a cidade, em especial diante do desafio de enfrentar os esvaziamentos nos convívios sociais contemporâneos." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID714_TB142_10102024165009.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VÂNIA ALVES MARTINS CHAIGAR" "autor_nome_curto" => "VÂNIA CHAIGAR" "autor_email" => "vchaigar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }