Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DO PRAZER DA LEITURA À AQUISIÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO APRENDIZADO

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, CRÔNICA, PCN, LEITURA Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11634
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 353
    "inscrito_id" => 439
    "titulo" => "DO PRAZER DA LEITURA À AQUISIÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO APRENDIZADO"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva propor o ensino da Língua Portuguesa numa perspectiva pragmática, interacional, lúdica e linguística com base no livro “Comédias para se ler na escola”, de Luís Fernando Veríssimo. Pretende-se sugerir como um professor pode trabalhar essa coletânea de crônicas, reunidas pela autora Ana Maria Machado, nas aulas de Língua Portuguesa, a partir da conscientização da importância da leitura como um papel de construção intelectual, até as particularidades de algumas crônicas da obra no tocante às características do gênero, envolvendo todos os aspectos possíveis da língua (semânticos e sintáticos), com base na proposta dos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – de fundamentar o ensino da língua materna, tanto oral como escrita, nos gêneros do discurso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, CRÔNICA, PCN, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID439_28072015150655.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZIRA MARIA CÂMARA AMADO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => ",ALZIRA CÂMARA"
    "autor_email" => "alziracmara@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL  " 4 DE SETEMBRO" E FACULDADE EVOLUÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11634
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 353
    "inscrito_id" => 439
    "titulo" => "DO PRAZER DA LEITURA À AQUISIÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO APRENDIZADO"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva propor o ensino da Língua Portuguesa numa perspectiva pragmática, interacional, lúdica e linguística com base no livro “Comédias para se ler na escola”, de Luís Fernando Veríssimo. Pretende-se sugerir como um professor pode trabalhar essa coletânea de crônicas, reunidas pela autora Ana Maria Machado, nas aulas de Língua Portuguesa, a partir da conscientização da importância da leitura como um papel de construção intelectual, até as particularidades de algumas crônicas da obra no tocante às características do gênero, envolvendo todos os aspectos possíveis da língua (semânticos e sintáticos), com base na proposta dos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – de fundamentar o ensino da língua materna, tanto oral como escrita, nos gêneros do discurso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, CRÔNICA, PCN, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID439_28072015150655.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZIRA MARIA CÂMARA AMADO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => ",ALZIRA CÂMARA"
    "autor_email" => "alziracmara@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL  " 4 DE SETEMBRO" E FACULDADE EVOLUÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O presente artigo objetiva propor o ensino da Língua Portuguesa numa perspectiva pragmática, interacional, lúdica e linguística com base no livro “Comédias para se ler na escola”, de Luís Fernando Veríssimo. Pretende-se sugerir como um professor pode trabalhar essa coletânea de crônicas, reunidas pela autora Ana Maria Machado, nas aulas de Língua Portuguesa, a partir da conscientização da importância da leitura como um papel de construção intelectual, até as particularidades de algumas crônicas da obra no tocante às características do gênero, envolvendo todos os aspectos possíveis da língua (semânticos e sintáticos), com base na proposta dos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – de fundamentar o ensino da língua materna, tanto oral como escrita, nos gêneros do discurso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.