Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

TRIGONOMETRIA CONTEXTUALIZADA: MEDINDO A ALTURA DO MORRO BOM JESUS EM CARUARU - PE

Palavra-chaves: TRIGONOMETRIA, CONTEXTUALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA Pôster (PO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Uma grande ênfase tem sido dada a contextualização no ensino da Matemática, seja nos cursos de formação de professores, seja em pesquisas voltadas à prática docente ou mesmo em orientações curriculares. Alguns conteúdos permitem que esta contextualização ocorra, outros porém, são um pouco mais difíceis de mostrar sua relação com o cotidiano dos alunos. Um conhecimento que acreditamos ser facilmente construído e contextualizado junto aos alunos é a Trigonometria. A ideia de construir uma atividade que pudesse, ao mesmo tempo, ensinar Trigonometria e motivar os alunos da Educação Básica surgiu durante as aulas de Matemática II do curso de Matemática – Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (Centro Acadêmico do Agreste). A proposta foi medir alturas inacessíveis utilizando apenas um teodolito caseiro e conhecimentos de geometria e montar um vídeo relatando a experiência. O local escolhido para a medição foi o Morro Bom Jesus, cartão postal da cidade de Caruaru, no Agreste Pernambucano. O Morro Bom Jesus é considerado o ponto mais alto da cidade, com aproximadamente 630 metros de altura. Nosso objetivo com a investigação foi verificar esta altura usando um teodolito caseiro e nossos conhecimentos sobre Trigonometria. A experiência foi bastante rica e proveitosa para a nossa formação, pudemos compreender na prática os conceitos estudados na disciplina e adotar uma nova visão, diante das diversas metodologias existentes, enquanto futuros professores de Matemática.

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