Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O JOGO BARALHO INORGÂNICO COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, QUÍMICA, ESTUDANTES, ENSINO MÉDIO Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

A implantação de atividades lúdicas pode ser utilizada desde o ensino infantil até o médio em diferentes componentes curriculares, com o intuito de complementar o método tradicional. Sabendo da importância da inserção de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem de Química foi proposto um jogo didático referente ao conteúdo de funções inorgânicas em uma turma do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, visando complementar a aula expositiva. Neste sentido, o trabalho proposto tem como objetivo mostrar aos estudantes alguns compostos químicos de acordo com suas funções inorgânicas por meio de um jogo, o qual propunha também ao estudante identificar as funções inorgânicas, compreender como ocorrem as reações de neutralização e observar a composição dos compostos químicos na sua forma tridimensional ou na forma usada em laboratórios. Dessa forma, a atividade foi desenvolvida a partir de cinco momentos, onde a princípio realizou-se a confecção do Jogo Baralho Inorgânico que consiste de 54 cartas onde 2 são coringas, 13 correspondem a ácidos, 13 a bases, 13 a sais e 13 a óxidos. Em seguida foi aplicado um pré-questionário visando saber o conhecimento prévio dos alunos a cerca do assunto. Na sequência foi mostrado um vídeo referente ao conteúdo de funções inorgânicas como meio de revisão, visto que o assunto já havia sido exposto para eles na série anterior. Logo depois, aplicou-se o jogo e em seguida um pós-questionário que verificou o nível de aproveitamento do jogo. Assim, mediante os dados obtidos no projeto por meio da análise realizada no pós-questionário, constatou-se que a implantação de atividades lúdicas como complementação das aulas de Química faz com que as mesmas tornem-se motivadoras e facilitadoras da aprendizagem do conteúdo trabalhado. Entretanto, observa-se que os resultados positivos só são alcançados quando os jogos desenvolvidos são de fácil compreensão e contribui para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química. Com isso, conclui-se que a proposta idealizada alcançou o nível de aproveitamento esperado o que garante que esse método didático seja trabalhado com outras turmas.

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