O JOGO BARALHO INORGÂNICO COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11755 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 431 "inscrito_id" => 542 "titulo" => "O JOGO BARALHO INORGÂNICO COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA" "resumo" => "A implantação de atividades lúdicas pode ser utilizada desde o ensino infantil até o médio em diferentes componentes curriculares, com o intuito de complementar o método tradicional. Sabendo da importância da inserção de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem de Química foi proposto um jogo didático referente ao conteúdo de funções inorgânicas em uma turma do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, visando complementar a aula expositiva. Neste sentido, o trabalho proposto tem como objetivo mostrar aos estudantes alguns compostos químicos de acordo com suas funções inorgânicas por meio de um jogo, o qual propunha também ao estudante identificar as funções inorgânicas, compreender como ocorrem as reações de neutralização e observar a composição dos compostos químicos na sua forma tridimensional ou na forma usada em laboratórios. Dessa forma, a atividade foi desenvolvida a partir de cinco momentos, onde a princípio realizou-se a confecção do Jogo Baralho Inorgânico que consiste de 54 cartas onde 2 são coringas, 13 correspondem a ácidos, 13 a bases, 13 a sais e 13 a óxidos. Em seguida foi aplicado um pré-questionário visando saber o conhecimento prévio dos alunos a cerca do assunto. Na sequência foi mostrado um vídeo referente ao conteúdo de funções inorgânicas como meio de revisão, visto que o assunto já havia sido exposto para eles na série anterior. Logo depois, aplicou-se o jogo e em seguida um pós-questionário que verificou o nível de aproveitamento do jogo. Assim, mediante os dados obtidos no projeto por meio da análise realizada no pós-questionário, constatou-se que a implantação de atividades lúdicas como complementação das aulas de Química faz com que as mesmas tornem-se motivadoras e facilitadoras da aprendizagem do conteúdo trabalhado. Entretanto, observa-se que os resultados positivos só são alcançados quando os jogos desenvolvidos são de fácil compreensão e contribui para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química. Com isso, conclui-se que a proposta idealizada alcançou o nível de aproveitamento esperado o que garante que esse método didático seja trabalhado com outras turmas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, QUÍMICA, ESTUDANTES, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA12_ID542_31072015141713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINE NACHARI MOURA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "NACHARI ALMEIDA" "autor_email" => "na_chare@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11755 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 431 "inscrito_id" => 542 "titulo" => "O JOGO BARALHO INORGÂNICO COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA" "resumo" => "A implantação de atividades lúdicas pode ser utilizada desde o ensino infantil até o médio em diferentes componentes curriculares, com o intuito de complementar o método tradicional. Sabendo da importância da inserção de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem de Química foi proposto um jogo didático referente ao conteúdo de funções inorgânicas em uma turma do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, visando complementar a aula expositiva. Neste sentido, o trabalho proposto tem como objetivo mostrar aos estudantes alguns compostos químicos de acordo com suas funções inorgânicas por meio de um jogo, o qual propunha também ao estudante identificar as funções inorgânicas, compreender como ocorrem as reações de neutralização e observar a composição dos compostos químicos na sua forma tridimensional ou na forma usada em laboratórios. Dessa forma, a atividade foi desenvolvida a partir de cinco momentos, onde a princípio realizou-se a confecção do Jogo Baralho Inorgânico que consiste de 54 cartas onde 2 são coringas, 13 correspondem a ácidos, 13 a bases, 13 a sais e 13 a óxidos. Em seguida foi aplicado um pré-questionário visando saber o conhecimento prévio dos alunos a cerca do assunto. Na sequência foi mostrado um vídeo referente ao conteúdo de funções inorgânicas como meio de revisão, visto que o assunto já havia sido exposto para eles na série anterior. Logo depois, aplicou-se o jogo e em seguida um pós-questionário que verificou o nível de aproveitamento do jogo. Assim, mediante os dados obtidos no projeto por meio da análise realizada no pós-questionário, constatou-se que a implantação de atividades lúdicas como complementação das aulas de Química faz com que as mesmas tornem-se motivadoras e facilitadoras da aprendizagem do conteúdo trabalhado. Entretanto, observa-se que os resultados positivos só são alcançados quando os jogos desenvolvidos são de fácil compreensão e contribui para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química. Com isso, conclui-se que a proposta idealizada alcançou o nível de aproveitamento esperado o que garante que esse método didático seja trabalhado com outras turmas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, QUÍMICA, ESTUDANTES, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA12_ID542_31072015141713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINE NACHARI MOURA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "NACHARI ALMEIDA" "autor_email" => "na_chare@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }