PEIXOTO, Mayara Carvalho et al.. Desafios da escrita no ensino médio. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/11625>. Acesso em: 21/12/2024 00:24
Nosso trabalho será norteado pelas discussões sobre o uso, o domínio e a prática da escrita, um dos eixos de ensino da Língua Portuguesa, entendendo que esta é um importante instrumento de interação social, sobre o qual os alunos precisam ter pleno domínio, tornando-se aptos a atender a múltiplas demandas sociais, considerando os diferentes propósitos comunicativos. Assim entendemos que, através de atividades de produção escrita, como formulação de argumentos, produção de gêneros, o professor poderá promover a compreensão dos aspectos sistemáticos da língua através de um pensamento crítico e reflexivo sobre ela. Neste contexto, objetivamos analisar e discutir como foi desenvolvido o trabalho com a escrita através do planejamento e execução de sequência didática (SD). Especificamente, buscamos discutir as escolhas metodológicas no planejamento da SD; analisar algumas atividades propostas e avaliar como essas atividades contribuíram para a compreensão do conteúdo. O corpo da análise é constituído por alguns módulos da nossa SD, nos quais destacaremos as estratégias metodológicas, as atividades propostas aos alunos e a avaliação do desempenho dos mesmos. Fundamentam este trabalho as recomendações dos PCN sobre o ensino e aprendizagem da escrita, a teoria sociointeracionista de Mikhail Bakhtin (1992), as contribuições teóricas de Higounet (2003), Schneuwly e Dolz (2004) e Oliveira (2010). Foi possível, através da prática de escrita executada por nós no decorrer do estágio, percebermos que é necessário um trabalho efetivo com ela no Ensino Médio, entendendo que a escola tem a missão de levar o aluno a se empenhar na escrita.