DESAFIOS DA ESCRITA NO ENSINO MÉDIO
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11625 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 412 "inscrito_id" => 597 "titulo" => "DESAFIOS DA ESCRITA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Nosso trabalho será norteado pelas discussões sobre o uso, o domínio e a prática da escrita, um dos eixos de ensino da Língua Portuguesa, entendendo que esta é um importante instrumento de interação social, sobre o qual os alunos precisam ter pleno domínio, tornando-se aptos a atender a múltiplas demandas sociais, considerando os diferentes propósitos comunicativos. Assim entendemos que, através de atividades de produção escrita, como formulação de argumentos, produção de gêneros, o professor poderá promover a compreensão dos aspectos sistemáticos da língua através de um pensamento crítico e reflexivo sobre ela. Neste contexto, objetivamos analisar e discutir como foi desenvolvido o trabalho com a escrita através do planejamento e execução de sequência didática (SD). Especificamente, buscamos discutir as escolhas metodológicas no planejamento da SD; analisar algumas atividades propostas e avaliar como essas atividades contribuíram para a compreensão do conteúdo. O corpo da análise é constituído por alguns módulos da nossa SD, nos quais destacaremos as estratégias metodológicas, as atividades propostas aos alunos e a avaliação do desempenho dos mesmos. Fundamentam este trabalho as recomendações dos PCN sobre o ensino e aprendizagem da escrita, a teoria sociointeracionista de Mikhail Bakhtin (1992), as contribuições teóricas de Higounet (2003), Schneuwly e Dolz (2004) e Oliveira (2010). Foi possível, através da prática de escrita executada por nós no decorrer do estágio, percebermos que é necessário um trabalho efetivo com ela no Ensino Médio, entendendo que a escola tem a missão de levar o aluno a se empenhar na escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ESCRITA, ENSINO MÉDIO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID597_31072015011753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA CARVALHO PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayaracarvalho-@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11625 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 412 "inscrito_id" => 597 "titulo" => "DESAFIOS DA ESCRITA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Nosso trabalho será norteado pelas discussões sobre o uso, o domínio e a prática da escrita, um dos eixos de ensino da Língua Portuguesa, entendendo que esta é um importante instrumento de interação social, sobre o qual os alunos precisam ter pleno domínio, tornando-se aptos a atender a múltiplas demandas sociais, considerando os diferentes propósitos comunicativos. Assim entendemos que, através de atividades de produção escrita, como formulação de argumentos, produção de gêneros, o professor poderá promover a compreensão dos aspectos sistemáticos da língua através de um pensamento crítico e reflexivo sobre ela. Neste contexto, objetivamos analisar e discutir como foi desenvolvido o trabalho com a escrita através do planejamento e execução de sequência didática (SD). Especificamente, buscamos discutir as escolhas metodológicas no planejamento da SD; analisar algumas atividades propostas e avaliar como essas atividades contribuíram para a compreensão do conteúdo. O corpo da análise é constituído por alguns módulos da nossa SD, nos quais destacaremos as estratégias metodológicas, as atividades propostas aos alunos e a avaliação do desempenho dos mesmos. Fundamentam este trabalho as recomendações dos PCN sobre o ensino e aprendizagem da escrita, a teoria sociointeracionista de Mikhail Bakhtin (1992), as contribuições teóricas de Higounet (2003), Schneuwly e Dolz (2004) e Oliveira (2010). Foi possível, através da prática de escrita executada por nós no decorrer do estágio, percebermos que é necessário um trabalho efetivo com ela no Ensino Médio, entendendo que a escola tem a missão de levar o aluno a se empenhar na escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ESCRITA, ENSINO MÉDIO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID597_31072015011753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA CARVALHO PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayaracarvalho-@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }