PERSPECTIVAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE PROFESSORES/AS E ESTUDANTES EM ESCOLAS DO CAMPO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116337 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 522 "titulo" => "PERSPECTIVAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE PROFESSORES/AS E ESTUDANTES EM ESCOLAS DO CAMPO" "resumo" => "RESUMO O painel tem como objetivo discutir a formação de professores/as e a auto-organização de estudantes em escolas do Campo na educação básica. Aborda diferentes perspectivas de pesquisa no eixo temático “Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadores/as”. As discussões focam nas contribuições da formação continuada para a prática pedagógica e nos processos formativos que promovem a auto-organização dos/as estudantes. A pesquisa utiliza metodologias qualitativas, como narrativas e pesquisa colaborativa, baseando-se nos Ateliês Biográficos (Delory-Momberger, 2006) e Sessões Reflexivas (Ibiapina, 2008) com professores/as e estudantes. Os aportes teóricos incluem Tardif (2014), Nóvoa (1992), Vieira e Côco (2017), Silva e Coelho (2023), Silva e Pasuch (2010), Martins (2020), Caldart (2004, 2023), Freire (1996), Krupskaya (2017) e Pistrak (2018). As análises evidenciam a necessidade de que as formações continuadas dialoguem com os projetos de vida dos/as professores/as e as especificidades das escolas do 1º ao 5º ano, respeitando os saberes docentes. A formação continuada para a Educação Infantil do Campo contribui para o trabalho docente ao possibilitar reflexões e práticas contextualizadas. Quanto à auto-organização, a investigação mostrou que a prática educativa desenvolvida na escola em estudo promove uma educação comprometida com a formação crítica, autonomia, trabalho coletivo e auto-organização dos/as estudantes do Campo. Palavras-chave: Educação do Campo, Formação Docente, Formação Continuada, Auto-organização." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID522_TB578_10092024234258.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DA CONCEIÇÃO LIMA TORRES" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA LIMA" "autor_email" => "patriciacacto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116337 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 522 "titulo" => "PERSPECTIVAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE PROFESSORES/AS E ESTUDANTES EM ESCOLAS DO CAMPO" "resumo" => "RESUMO O painel tem como objetivo discutir a formação de professores/as e a auto-organização de estudantes em escolas do Campo na educação básica. Aborda diferentes perspectivas de pesquisa no eixo temático “Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadores/as”. As discussões focam nas contribuições da formação continuada para a prática pedagógica e nos processos formativos que promovem a auto-organização dos/as estudantes. A pesquisa utiliza metodologias qualitativas, como narrativas e pesquisa colaborativa, baseando-se nos Ateliês Biográficos (Delory-Momberger, 2006) e Sessões Reflexivas (Ibiapina, 2008) com professores/as e estudantes. Os aportes teóricos incluem Tardif (2014), Nóvoa (1992), Vieira e Côco (2017), Silva e Coelho (2023), Silva e Pasuch (2010), Martins (2020), Caldart (2004, 2023), Freire (1996), Krupskaya (2017) e Pistrak (2018). As análises evidenciam a necessidade de que as formações continuadas dialoguem com os projetos de vida dos/as professores/as e as especificidades das escolas do 1º ao 5º ano, respeitando os saberes docentes. A formação continuada para a Educação Infantil do Campo contribui para o trabalho docente ao possibilitar reflexões e práticas contextualizadas. Quanto à auto-organização, a investigação mostrou que a prática educativa desenvolvida na escola em estudo promove uma educação comprometida com a formação crítica, autonomia, trabalho coletivo e auto-organização dos/as estudantes do Campo. Palavras-chave: Educação do Campo, Formação Docente, Formação Continuada, Auto-organização." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID522_TB578_10092024234258.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DA CONCEIÇÃO LIMA TORRES" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA LIMA" "autor_email" => "patriciacacto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }