PRÁTICAS INSURGENTES NA (RE)FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORES(AS) DAS INFÂNCIAS: FRUIÇÃO/NUTRIÇÃO PELA CIDADE DE GOIÁS (BRASIL)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116335 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 575 "inscrito_id" => 1663 "titulo" => "PRÁTICAS INSURGENTES NA (RE)FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORES(AS) DAS INFÂNCIAS: FRUIÇÃO/NUTRIÇÃO PELA CIDADE DE GOIÁS (BRASIL)" "resumo" => "Neste texto objetivamos apresentar as insurgências mobilizadas no projeto de extensão “Itinerários de formação estética: movimentos de fruição/nutrição pela Cidade de Goiás (Brasil)”, ação do Núcleo de Formação de Professores – FE/UFG desenvolvida em parceria com a Coordenadoria Regional da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), com professoras na função de apoio técnico educacional da Educação Infantil (EI). O projeto articula-se com uma pesquisa em desenvolvimento, intitulada “Pesquisa ação-crítico colaborativa na formação de professores da Educação Infantil”. Nesse trabalho, organizado em três partes, abordamos a compreensão sobre Formação Continuada de Professores da EI, com ênfase nas dimensões técnicas, ética, política e estética, a partir de um referencial crítico, sobremaneira apreciadas nos estudos de Vigotski (2004) e Rios (2006; 2010); e a metodologia de pesquisa ação crítico-colaborativa, em Pimenta (2005). Na segunda parte, apresentamos de maneira narrativa algumas experiências de formação de professores vividas com as professoras da SME/Goiânia mencionadas, tendo como dados o relato das mesmas, analisadas perante Análise do Discurso. Finalizamos ponderando que ao andarilhar a cidade, (re)conhecer sua história – belezuras e agruras, dialogar sobre a formação a partir da relação entre os conceitos vigotskianos instrução e desenvolvimento da personalidade consciente das crianças, oportunizamos conexões do sensível, afetivo e criativo, que em (re)conexão abre frestas para (re)pensar possibilidades de efetivação da EI como prática e caminho para a liberdade na escola contemporânea, a partir de práticas de ensino e do trabalho docente comprometido com o brincar, a interação e a criação." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1663_TB575_01102024111828.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILLA DE ANDRADE SILVA XIMENES" "autor_nome_curto" => "Priscilla Ximenes" "autor_email" => "priscilla_andrade@ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116335 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 575 "inscrito_id" => 1663 "titulo" => "PRÁTICAS INSURGENTES NA (RE)FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORES(AS) DAS INFÂNCIAS: FRUIÇÃO/NUTRIÇÃO PELA CIDADE DE GOIÁS (BRASIL)" "resumo" => "Neste texto objetivamos apresentar as insurgências mobilizadas no projeto de extensão “Itinerários de formação estética: movimentos de fruição/nutrição pela Cidade de Goiás (Brasil)”, ação do Núcleo de Formação de Professores – FE/UFG desenvolvida em parceria com a Coordenadoria Regional da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), com professoras na função de apoio técnico educacional da Educação Infantil (EI). O projeto articula-se com uma pesquisa em desenvolvimento, intitulada “Pesquisa ação-crítico colaborativa na formação de professores da Educação Infantil”. Nesse trabalho, organizado em três partes, abordamos a compreensão sobre Formação Continuada de Professores da EI, com ênfase nas dimensões técnicas, ética, política e estética, a partir de um referencial crítico, sobremaneira apreciadas nos estudos de Vigotski (2004) e Rios (2006; 2010); e a metodologia de pesquisa ação crítico-colaborativa, em Pimenta (2005). Na segunda parte, apresentamos de maneira narrativa algumas experiências de formação de professores vividas com as professoras da SME/Goiânia mencionadas, tendo como dados o relato das mesmas, analisadas perante Análise do Discurso. Finalizamos ponderando que ao andarilhar a cidade, (re)conhecer sua história – belezuras e agruras, dialogar sobre a formação a partir da relação entre os conceitos vigotskianos instrução e desenvolvimento da personalidade consciente das crianças, oportunizamos conexões do sensível, afetivo e criativo, que em (re)conexão abre frestas para (re)pensar possibilidades de efetivação da EI como prática e caminho para a liberdade na escola contemporânea, a partir de práticas de ensino e do trabalho docente comprometido com o brincar, a interação e a criação." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1663_TB575_01102024111828.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILLA DE ANDRADE SILVA XIMENES" "autor_nome_curto" => "Priscilla Ximenes" "autor_email" => "priscilla_andrade@ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }