Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DAS NECESSIDADES FORMATIVAS ÀS ESPECIFICIDADES DA PROFISSÃO

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116312
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 544
    "inscrito_id" => 1847
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DAS NECESSIDADES FORMATIVAS ÀS ESPECIFICIDADES DA PROFISSÃO"
    "resumo" => "Neste painel discutiremos assuntos desenvolvidos em três pesquisas que se debruçaram sobre o Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica, desenvolvidas com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com objetivos que se unem da necessidade em se analisar e refletir sobre o Desenvolvimento Profissional Docente ao longo da carreira, desde o estágio supervisionado, perpassando pelas especificidades da docência na Educação Infantil, e por fim discutiremos sobre as necessidades formativas dos professores do Ensino Fundamental O primeiro trabalho traz uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, cujo objetivo foi compreender o processo de aprendizagem na formação docente, utilizando o estágio supervisionado em Educação Infantil como ponto inicial. O segundo trabalho se debruça em conhecer os modos de ver e vivenciar o brincar de professoras da Educação Infantil ao longo da carreira. O terceiro trabalho, que compõem este painel, buscou identificar as necessidades de formação dos professores do quarto ano do Ensino Fundamental em diferentes fases de suas carreiras. Os resultados dessas pesquisas contribuem com as discussões sobre o Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica, ao abordarem sobre as necessidades formativas e as especificidades da docência desde sua construção na formação inicial, passando pelos desafios do desenvolvimento profissional na Educação Infantil, revelando as necessidades formativas dos professores do Ensino Fundamental ao longo de suas trajetórias profissionais."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1847_TB544_25092024133803.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISA CARNEIRO SANTOS DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ELISA CARNEIRO"
    "autor_email" => "elisacsal@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116312
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 544
    "inscrito_id" => 1847
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DAS NECESSIDADES FORMATIVAS ÀS ESPECIFICIDADES DA PROFISSÃO"
    "resumo" => "Neste painel discutiremos assuntos desenvolvidos em três pesquisas que se debruçaram sobre o Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica, desenvolvidas com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com objetivos que se unem da necessidade em se analisar e refletir sobre o Desenvolvimento Profissional Docente ao longo da carreira, desde o estágio supervisionado, perpassando pelas especificidades da docência na Educação Infantil, e por fim discutiremos sobre as necessidades formativas dos professores do Ensino Fundamental O primeiro trabalho traz uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, cujo objetivo foi compreender o processo de aprendizagem na formação docente, utilizando o estágio supervisionado em Educação Infantil como ponto inicial. O segundo trabalho se debruça em conhecer os modos de ver e vivenciar o brincar de professoras da Educação Infantil ao longo da carreira. O terceiro trabalho, que compõem este painel, buscou identificar as necessidades de formação dos professores do quarto ano do Ensino Fundamental em diferentes fases de suas carreiras. Os resultados dessas pesquisas contribuem com as discussões sobre o Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica, ao abordarem sobre as necessidades formativas e as especificidades da docência desde sua construção na formação inicial, passando pelos desafios do desenvolvimento profissional na Educação Infantil, revelando as necessidades formativas dos professores do Ensino Fundamental ao longo de suas trajetórias profissionais."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1847_TB544_25092024133803.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISA CARNEIRO SANTOS DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ELISA CARNEIRO"
    "autor_email" => "elisacsal@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Neste painel discutiremos assuntos desenvolvidos em três pesquisas que se debruçaram sobre o Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica, desenvolvidas com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com objetivos que se unem da necessidade em se analisar e refletir sobre o Desenvolvimento Profissional Docente ao longo da carreira, desde o estágio supervisionado, perpassando pelas especificidades da docência na Educação Infantil, e por fim discutiremos sobre as necessidades formativas dos professores do Ensino Fundamental O primeiro trabalho traz uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, cujo objetivo foi compreender o processo de aprendizagem na formação docente, utilizando o estágio supervisionado em Educação Infantil como ponto inicial. O segundo trabalho se debruça em conhecer os modos de ver e vivenciar o brincar de professoras da Educação Infantil ao longo da carreira. O terceiro trabalho, que compõem este painel, buscou identificar as necessidades de formação dos professores do quarto ano do Ensino Fundamental em diferentes fases de suas carreiras. Os resultados dessas pesquisas contribuem com as discussões sobre o Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica, ao abordarem sobre as necessidades formativas e as especificidades da docência desde sua construção na formação inicial, passando pelos desafios do desenvolvimento profissional na Educação Infantil, revelando as necessidades formativas dos professores do Ensino Fundamental ao longo de suas trajetórias profissionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.