Neste painel discutiremos assuntos desenvolvidos em três pesquisas que se debruçaram sobre o Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica, desenvolvidas com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com objetivos que se unem da necessidade em se analisar e refletir sobre o Desenvolvimento Profissional Docente ao longo da carreira, desde o estágio supervisionado, perpassando pelas especificidades da docência na Educação Infantil, e por fim discutiremos sobre as necessidades formativas dos professores do Ensino Fundamental O primeiro trabalho traz uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, cujo objetivo foi compreender o processo de aprendizagem na formação docente, utilizando o estágio supervisionado em Educação Infantil como ponto inicial. O segundo trabalho se debruça em conhecer os modos de ver e vivenciar o brincar de professoras da Educação Infantil ao longo da carreira. O terceiro trabalho, que compõem este painel, buscou identificar as necessidades de formação dos professores do quarto ano do Ensino Fundamental em diferentes fases de suas carreiras. Os resultados dessas pesquisas contribuem com as discussões sobre o Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica, ao abordarem sobre as necessidades formativas e as especificidades da docência desde sua construção na formação inicial, passando pelos desafios do desenvolvimento profissional na Educação Infantil, revelando as necessidades formativas dos professores do Ensino Fundamental ao longo de suas trajetórias profissionais.