Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior
0 of 0
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116316 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 549 "inscrito_id" => 629 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES" "resumo" => "Os artigos discutem diferentes aspectos da formação e prática docente convergindo em temas fundamentais para a educação . O primeiro estudo aborda a formação de pós-graduandos para a docência universitária pelo Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE - USP), destacando a predominância da Didática instrumental nos planos de ensino e a necessidade de uma abordagem ampla que integre saberes, modos de aprender e contextos socioculturais. Utilizando análise documental e de conteúdo, o artigo propõe uma reflexão sobre a prática docente no ensino superior, considerando diferentes elementos. O segundo artigo analisa a formação continuada de professores a partir da Universidade e a relação dos professores alfabetizadores com a leitura e literatura, adotando a Análise de Discurso de Matriz Francesa para explorar como as memórias de sentidos dos professores influenciam suas práticas pedagógicas. Destaca-se a importância de ressignificar essas memórias a fim de promover uma interpretação mais significativa que proporcionem o pensar reflexivamente em relação ao mundo. Por fim, o terceiro artigo apresenta uma pesquisa sobre a Comunidade de Aprendizagem ELO, evidenciando a colaboração e a produção coletiva de conhecimento entre professores como essenciais para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas educativas. O estudo destaca a importância dos documentos como fonte de evidências e informações contextuais, sublinhando a dinâmica dialógica e cooperativa característica dos encontros do grupo. Em conjunto, os artigos enfatizam a necessidade de uma formação pedagógica reflexiva, multidimensional e colaborativa para os docentes, visando promover práticas educativas mais inclusivas, críticas e alinhadas com as demandas contemporâneas da educaçãoOs artigos discutem diferentes aspectos da formação e prática docente convergindo em temas fundamentais para a educação . O primeiro estudo aborda a formação de" "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID629_TB549_09102024215401.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NOELI PRESTES PADILHA RIVAS" "autor_nome_curto" => "NOELI" "autor_email" => "noerivas@ffclrp.usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116316 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 549 "inscrito_id" => 629 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES" "resumo" => "Os artigos discutem diferentes aspectos da formação e prática docente convergindo em temas fundamentais para a educação . O primeiro estudo aborda a formação de pós-graduandos para a docência universitária pelo Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE - USP), destacando a predominância da Didática instrumental nos planos de ensino e a necessidade de uma abordagem ampla que integre saberes, modos de aprender e contextos socioculturais. Utilizando análise documental e de conteúdo, o artigo propõe uma reflexão sobre a prática docente no ensino superior, considerando diferentes elementos. O segundo artigo analisa a formação continuada de professores a partir da Universidade e a relação dos professores alfabetizadores com a leitura e literatura, adotando a Análise de Discurso de Matriz Francesa para explorar como as memórias de sentidos dos professores influenciam suas práticas pedagógicas. Destaca-se a importância de ressignificar essas memórias a fim de promover uma interpretação mais significativa que proporcionem o pensar reflexivamente em relação ao mundo. Por fim, o terceiro artigo apresenta uma pesquisa sobre a Comunidade de Aprendizagem ELO, evidenciando a colaboração e a produção coletiva de conhecimento entre professores como essenciais para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas educativas. O estudo destaca a importância dos documentos como fonte de evidências e informações contextuais, sublinhando a dinâmica dialógica e cooperativa característica dos encontros do grupo. Em conjunto, os artigos enfatizam a necessidade de uma formação pedagógica reflexiva, multidimensional e colaborativa para os docentes, visando promover práticas educativas mais inclusivas, críticas e alinhadas com as demandas contemporâneas da educaçãoOs artigos discutem diferentes aspectos da formação e prática docente convergindo em temas fundamentais para a educação . O primeiro estudo aborda a formação de" "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID629_TB549_09102024215401.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NOELI PRESTES PADILHA RIVAS" "autor_nome_curto" => "NOELI" "autor_email" => "noerivas@ffclrp.usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Os artigos discutem diferentes aspectos da formação e prática docente convergindo em temas fundamentais para a educação . O primeiro estudo aborda a formação de pós-graduandos para a docência universitária pelo Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE - USP), destacando a predominância da Didática instrumental nos planos de ensino e a necessidade de uma abordagem ampla que integre saberes, modos de aprender e contextos socioculturais. Utilizando análise documental e de conteúdo, o artigo propõe uma reflexão sobre a prática docente no ensino superior, considerando diferentes elementos. O segundo artigo analisa a formação continuada de professores a partir da Universidade e a relação dos professores alfabetizadores com a leitura e literatura, adotando a Análise de Discurso de Matriz Francesa para explorar como as memórias de sentidos dos professores influenciam suas práticas pedagógicas. Destaca-se a importância de ressignificar essas memórias a fim de promover uma interpretação mais significativa que proporcionem o pensar reflexivamente em relação ao mundo. Por fim, o terceiro artigo apresenta uma pesquisa sobre a Comunidade de Aprendizagem ELO, evidenciando a colaboração e a produção coletiva de conhecimento entre professores como essenciais para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas educativas. O estudo destaca a importância dos documentos como fonte de evidências e informações contextuais, sublinhando a dinâmica dialógica e cooperativa característica dos encontros do grupo. Em conjunto, os artigos enfatizam a necessidade de uma formação pedagógica reflexiva, multidimensional e colaborativa para os docentes, visando promover práticas educativas mais inclusivas, críticas e alinhadas com as demandas contemporâneas da educação

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.