A partir da problematização de como é realizada a Documentação Pedagógica dos bebês em uma Creche da Educação Infantil, no município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro, o presente trabalho intenciona compreender essa documentação como instrumento de avaliação: permitindo que os docentes tenham uma visão ampla dos processos de aprendizagem dos bebês; sustentando a organização do cotidiano na creche; e oferecendo caminhos para estruturar o processo de formação do professor. As análises da pesquisa revelaram a necessidade de perceber os bebês da creche como sujeitos, com particularidades próprias, e com suas especificidades diferentes das crianças da pré-escola, dessa forma, ocupando um lugar diferenciado na geração infância. O conjunto desta pesquisa se sustenta em referenciais teórico-metodológicos dos estudos nos/dos/com os cotidianos a partir de uma perspectiva que acompanhe e revele os movimentos complexos do dia a dia, num compromisso respeitoso, com professores e bebês da creche. A proposta, em questão, tem como ferramentas metodológicas, as pesquisas autobiográficas, que aproximam as narrativas e práticas de formação da pesquisadora/coordenadora pedagógica, e da professora dos bebês. Por meio desse diálogo entre as educadoras, constatamos que a Documentação Pedagógica é um potente instrumento de avaliação na creche, permitindo que o professor pesquise a própria prática no seu processo formativo. Nesse sentido, mais do que um simples modismo, encontramos na Documentação Pedagógica um potente instrumento de avaliação na Creche, pois potencializa o processo formativo do professor, qualificando as suas práticas docentes com e para os bebês.