PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: GESTÃO ESCOLAR, DIVERSIDADE DE GÊNERO E DIDÁTICA CRÍTICA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116307 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 539 "inscrito_id" => 648 "titulo" => "PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: GESTÃO ESCOLAR, DIVERSIDADE DE GÊNERO E DIDÁTICA CRÍTICA" "resumo" => "Analisa-se experiências de estudantes em programas de iniciação à docência, focalizando a relação entre docência, gestão escolar, discussões sobre gênero e práticas formativas críticas e emancipadoras. O artigo “PIBID e Residência Pedagógica na formação de professores: a relação entre docência e gestão na iniciação à docência”, analisa relatórios de estudantes participantes dos programas, visando compreender a relação entre docência e gestão. A formação para a gestão é considerada essencial, mas há poucas menções ao tema, indicando pouca vivência dos licenciandos no assunto. O artigo “Uma residente trans: processos de (trans)formação de identidade de gênero e profissional no programa residência pedagógica da UEPB”, analisa a inclusão da diversidade de gênero no currículo de Pedagogia, a partir da experiência de uma estudante trans. O objetivo foi sensibilizar sobre as complexidades das identidades de gênero, desconstruindo estereótipos e preconceitos no ambiente educacional. Ressalta-se a necessidade de formação continuada sobre gênero e sexualidade no ensino superior. O terceiro artigo, “Projeto Prodocência e formação de professores: reflexões necessárias a partir da pesquisa-formação”, analisa a formação de licenciandos em Pedagogia, revelando percepções das experiências formativas, discutindo a didática crítica multidimensional e repensando a construção de currículos. Resultados indicaram a necessidade de combater o neotecnicismo na formação de docentes, enfatizando conhecimentos didático-pedagógicos contextualizados e docência crítica. Destaca-se a vivência em gestão escolar na formação inicial, promoção de abordagem crítica e emancipadora da didática e incorporação de discussões sobre diversidade de gênero nos currículos, visando garantir melhor preparação de professores e promover ambientes escolares inclusivos, democráticos e críticos." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID648_TB539_10102024095117.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA BUENO DE QUEIROZ PASCHOALINO" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "jussarapaschoalino@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116307 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 539 "inscrito_id" => 648 "titulo" => "PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: GESTÃO ESCOLAR, DIVERSIDADE DE GÊNERO E DIDÁTICA CRÍTICA" "resumo" => "Analisa-se experiências de estudantes em programas de iniciação à docência, focalizando a relação entre docência, gestão escolar, discussões sobre gênero e práticas formativas críticas e emancipadoras. O artigo “PIBID e Residência Pedagógica na formação de professores: a relação entre docência e gestão na iniciação à docência”, analisa relatórios de estudantes participantes dos programas, visando compreender a relação entre docência e gestão. A formação para a gestão é considerada essencial, mas há poucas menções ao tema, indicando pouca vivência dos licenciandos no assunto. O artigo “Uma residente trans: processos de (trans)formação de identidade de gênero e profissional no programa residência pedagógica da UEPB”, analisa a inclusão da diversidade de gênero no currículo de Pedagogia, a partir da experiência de uma estudante trans. O objetivo foi sensibilizar sobre as complexidades das identidades de gênero, desconstruindo estereótipos e preconceitos no ambiente educacional. Ressalta-se a necessidade de formação continuada sobre gênero e sexualidade no ensino superior. O terceiro artigo, “Projeto Prodocência e formação de professores: reflexões necessárias a partir da pesquisa-formação”, analisa a formação de licenciandos em Pedagogia, revelando percepções das experiências formativas, discutindo a didática crítica multidimensional e repensando a construção de currículos. Resultados indicaram a necessidade de combater o neotecnicismo na formação de docentes, enfatizando conhecimentos didático-pedagógicos contextualizados e docência crítica. Destaca-se a vivência em gestão escolar na formação inicial, promoção de abordagem crítica e emancipadora da didática e incorporação de discussões sobre diversidade de gênero nos currículos, visando garantir melhor preparação de professores e promover ambientes escolares inclusivos, democráticos e críticos." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID648_TB539_10102024095117.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA BUENO DE QUEIROZ PASCHOALINO" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "jussarapaschoalino@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }